1)
"(...) a interdisciplinaridade, ao lado da atenção à flexibilização, contextualização e atualização permanente de conteúdos e currículos, define-se como um dos princípios gerais enunciados pela LDB, reiterados por tais diretrizes para cursos tecnólogos, que, embora sejam cursos em nível superior, têm como uma de suas especificidades um diálogo mais pragmático com as forças produtivas do mercado de trabalho". (SILVA, Luiza Helena Oliveira da; PINTO, Francisco Neto Pereira. Interdisciplinaridade: as práticas possíveis. Revista Querubim. Ano 5, 2009. p. 3).
Como podemos definir a interdisciplinaridade?
Alternativas:
a)
Apresentação dos conteúdos escolares por matérias ou disciplinas, independentes umas das outras. O conjunto de matérias é proposto simultaneamente aos estudantes.
b)
Possibilidade de trânsito de conceitos de outras disciplinas para auxiliar no aumento da compreensão de temas históricos e vice-versa.
c)
Estudo de um mesmo objeto por diferentes disciplinas, sendo que cada ramo do conhecimento poderia se enriquecer com a contribuição dos outros.
d)
Multiplicidade de disciplinas e, cada uma delas, em sua especialização, cria um corpo diferenciado, determinado por um campo ou objeto material de referência.
e)
Grau máximo de relações entre as disciplinas, com o propósito de explicar a realidade sem parcelamento do conhecimento.
2)
"Apesar de um pouco modestas ou tímidas as considerações nos aparatos legais da educação básica no que se refere à interdisciplinaridade, com exceção às referentes ao Ensino Médio, a sua consideração nos projetos políticos e pedagógicos das escolas é vasta. No entanto, e apesar disso, na maioria das instituições de ensino básico o trabalho interdisciplinar não acontece efetivamente". (FORTUNATO, Raquel et. al. Interdisciplinaridade nas escolas de educação básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Revista de Educação do IDEAU. V. 8, N. 17, Jan.- Jun. de 2013, p. 4).
Quais as razões para a não ocorrência da interdisciplinaridade nas escolas?
Alternativas:
a)
As escolas, apesar de preverem a interdisciplinaridade em seus Projetos Políticos Pedagógicos, não permitem que ela ocorra na prática, pois isso demandaria recursos financeiros que não estão disponíveis.
b)
O professor não encontra respaldo na legislação para praticar a interdisciplinaridade em sala de aula.
c)
A interdisciplinaridade no processo educativo só seria alcançada se as especificidades de cada disciplina fossem abolidas, o que encontra resistência por parte dos professores.
d)
A interdisciplinaridade exige o compartilhamento do conhecimento e a cooperação dos especialistas. Mas os professores nunca estão dispostos a isso.
e)
Os professores possuem jornadas de trabalho extenuantes, que desanimam qualquer tentativa de "inventar" algo novo; não sabem como fazer na prática; falta apoio dos colegas ou simplesmente não querem fazer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
Seminário da Prática: Formação Docente I
AV1: 1-B
2-E
3-C
4-A
5-D
AV2: 1-E
2-D
3-B
4-A
5-C
SEM ERROS!!
AV1: 1-B
2-E
3-C
4-A
5-D
AV2: 1-E
2-D
3-B
4-A
5-C
SEM ERROS!!
madrelsa:
Muito obrigada
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás