1. A história é a ciência que investiga as transformações que acontecem no tempo e como essas interferem na vida das pessoas. O movimento iluminista, que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII na Europa, deixou marcas importantes na História por provocar transformações: 1. Políticas, ao questionar o modelo absolutista de governo e defender a soberania do povo sobre seus governantes. II. Culturais, ao defender a racionalidade e a ciência em contraposição ao fanatismo religioso e ao conhecimento baseado apenas na autoridade ou tradição. III. Religiosas, ao propor a aproximação da fé e da razão, deu origem a novas interpretações teológicas e a novas igrejas cristãs no século XVIII. a) Somente a alternativa i está correta. b) Somente a alternativa Il está correta. c) le ll estão corretas. d) Todas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Políticas, ao questionar o modelo absolutista de governo e defender a soberania do povo sobre seus governantes.
Correto. Um dos pontos centrais do pensamento iluminista era a crítica a absolutismo e a busca por um Estado que governasse sob comando de um número maior de indivíduos, e não sob o domínio da nobreza de sangue.
b) Culturais, ao defender a racionalidade e a ciência em contraposição ao fanatismo religioso e ao conhecimento baseado apenas na autoridade ou tradição.
Falso. O iluminismo não defendia o conhecimento baseado na tradição, mas na racionalidade científica.
c) Religiosas, ao propor a aproximação da fé e da razão, deu origem a novas interpretações teológicas e a novas igrejas cristãs no século XVIII.
Falso. O iluminismo era antirreligioso, e se opunha ao uso da religião ou de sua mistura com a razão.
d) O racionalismo, que impulsionado pelo movimento iluminista, vai ser responsável pelo desenvolvimento do pensamento religioso.
Falso. O racionalismo acaba, no momento de ascensão do pensamento iluminista, questionando a religião, e se opondo, portanto, a ela.
Resposta:
letra b pois se tratando das outras e a resposta mais cabivel qual site esta usando?
Explicação: