1 - “A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.C. até a dominação romana, às vésperas da era cristã. Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época. Uma produção minimamente planejada e bem-sucedida permitiu a construção das primeiras cidades-estados (pólis). A manutenção dessas cidades implicava a necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam, também, o poderio dos cidadãos (membros da classe dominante na Grécia Antiga). Assim, iniciaram a conquista de novos territórios (Mediterrâneo, Ásia Menor, chegando quase até a China), que geraram riquezas na forma de escravos para trabalhar nas cidades e na forma de tributos pagos pelos territórios conquistados. As riquezas geraram crescimento, e este crescimento exigia soluções práticas para a arquitetura, para a agricultura e para a organização social. Isso explica os avanços na Física, na Geometria, na teoria política (inclusive com a criação do conceito de democracia). Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a Filosofia e a arte. Alguns homens, como Platão e Aristóteles, dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade. É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O próprio termo psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”. A alma ou espírito era concebida como a parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção. Os filósofos pré-socráticos (assim chamados por antecederem Sócrates, filósofo grego) preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção, os Pré-socráticos: Discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe. Havia uma oposição entre os idealistas: defendiam a ideia é que forma o mundo. E os materialistas: defendiam que a matéria que forma o mundo já é dada para a percepção.” De acordo com texto assinale a alternativa CORRETA:
A) Na antiguidade os avanços permitiram que os cidadãos se ocupassem das coisas do espírito, como a Filosofia e a Teologia.
B) É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia.
C) As ciências também conhecem um grande avanço. Em 1543, Copérnico causa uma revolução no conhecimento humano mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo.
D) Platão e Galileu dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade.
E) Não havia oposição entre os idealistas e materialistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os filósofos gregos, como Aristóteles, foram os primeiros a sistematizar uma forma de psicologia, mesmo não tendo bases cientificas de fato, elas surgiam como forma de entender o porque das pessoas se comportarem de determinadas maneiras (alternativa B).
A psicologia e a filosofia:
Todas as formas de ciências surgiram com a filosofia, inclusive a psicologia, principalmente quando os filósofos passaram a fazer uma introspecção sobre o ser humano.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás