1.A Guerra dos Emboabas (1707-1709) e a Inconfidência Mineira (1789) foram revoltas ocorridas no Brasil. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
a) Ambas tinham o objetivo de separar o Brasil de Portugal e ocorreram na região da mineração.
b) A primeira e considerada uma revolução separatista e mais radical do que a segunda, tendo ocorrido na região de São Paulo e liderada pelos Bandeirantes.
c) Tanto a primeira como a segunda foram influenciadas pelas ideias iluministas e pela independência das Treze Colônias inglesas, mas só a segunda teve êxito nos seus objetivos.
d) A primeira foi bem-sucedida, garantindo aos paulistas a posse da região da mineração, enquanto a segunda foi reprimida pela Coroa portuguesa antes de acontecer.
e) Ambas ocorreram na mesma região do Brasil, contra a dominação portuguesa na área da mineração, no entanto, somente a segunda teve influência das ideias iluministas europeias.
2.Sobre a Inconfidência Mineira NÃO podemos afirmar:
a. O movimento foi denunciado às autoridades antes mesmo de começar. ( )
b. Um de seus lideres morreu enforcado e hoje é considerado um dos nossos heróis nacionais. ( )
c. Não teve influencia nenhuma na historia do brasil. ( )
d. Resultou na suspensão da derrama (cobrança dos impostos atrasados). ( )
3. Cite 3 participantes da Conjuração Baiana:
4. O que a Conjuração Baiana defendia?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:Letra E. Realizando uma interessante comparação entre duas revoltas acontecidas em Minas Gerais, a questão mostra bem o limite das revoltas daquela época. Apesar de irem contra as intervenções portuguesas na região, nenhuma delas esteve interessada em busca ou, ao menos, ensaiar o processo de independência do Brasil. Além disso, como diferenciação principal, vemos que a Inconfidência Mineira foi ideologicamente influenciada pelo ideário iluminista.
Explicação:
Perguntas interessantes