1. A filosofia de Tomás de Aquino (1226-1274) – o tomismo – também teve o objetivo claro de não contrariar a fé, empenhando-se em organizar um conjunto de argumentos para demostrar e defender as revelações do cristianismo. Tomás de Aquino reviveu em grande parte o pensamento aristotélico em busca de argumentos que explicassem os principais aspectos da filosofia cristã. Assim fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da solução dos problemas teológicos que enfrentava, ao mesmo tempo que transformou essa filosofia em uma síntese original. A esse período denominamos escolástica. (UFU – MG) A escolástica é o período da filosofia cristã da Idade Média, que vai do século IX ao século XIV. Sobre a Escolástica é correto afirmar, exceto: * 3 pontos a) No século XIII, servindo-se das traduções das obras de Aristóteles, que foram feitas diretamente do grego, Tomás de Aquino realizou a síntese magistral entre a teologia cristã e a filosofia aristotélica b) A fundação das universidades, já no século XI, permitiu a expansão da cultura letrada, secularmente guardada nos mosteiros, e a fermentação de ideias que culminaria nos grandes sistemas filosóficos e teológicos do século XIII. c) No século XII a igreja condenou o pensamento platônico, principalmente na sua versão árabe, porque os teólogos perceberam um ateísmo intrínseco na forma de argumentação dialética do personagem Sócrates. d) No século XIV surgiram pensadores, tais como Guilherme de Ockham, que criticaram a filosofia tomista pelo seu caráter substâncialista; isto abriu perspectivas fecundas para o advento da ciência moderna. 2. Martinho Lutero, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico. Sobre as ações de Lutero podemos afirmar como verdadeiras as seguintes questões: * 2 pontos a) Tradução da Bíblia para o alemão. b) Combate a cobrança de indulgências. c) Importante idealizador da reforma protestante. d) Grande contribuição para a renascença espiritual. e) Também era dedicado a escrever poesias. 3. Na idade Moderna, as teorias filosóficas passaram por mudanças cruciais. O teocentrismo medieval deu lugar a um crescente antropocentrismo: a reflexão filosófica seculariza-se, ou seja volta a privilegiar seu fundamento racional, separado da religião. Alterações sociais, políticas e econômicas delinearam uma nova era de ascensão da burguesia, com o florescimento o comércio e do capitalismo liberal. A revolução Científica produziu outra realidade, pela qual se reconheceu o poder do conhecimento humano, capaz de transformar o ambiente, ou, como se dizia então, de “dominar a natureza” e tornar-se “senhor” dela. (ARANHA p.213). Este período é também denominado de Humanismo Renascentista. Deste, podemos afirmar como falsa a questão: * 3 pontos a) Vigorava uma ética antropocêntrica. b) Uma ética fundada na razão humana. c) Havia uma concentração na autonomia do ser humano. d) Acontece a retomada do racionalismo ético presente na antiguidade grega. e) A religião ainda domina com grande força as ações humanas. 4. Diversos filósofos da modernidade se debruçaram sobre a questão da ética. O filósofo escocês David Hume (1711-1776) participou de polêmicas por sua oposição ao racionalismo cartesiano. Ao abraçar um empirismo radical, assumiu uma postura declaradamente cética, embora moderada. Hume divergiu das concepções éticas tradicionais em sua obra mais importante, Tratado da Natureza Humana. Enquanto toda a tradição filosófica priorizava o papel da razão na contenção das paixões, Hume foi enfático ao dizer que a razão não fundamenta a moral, pois esse é o papel do sentimento. Sobre Hume podemos dizer que do ponto de vista de um empirista: * 2 pontos a) não existem ideias inatas. b) não existem ideias abstratas. c) não existem ideias a posteriori. d) não existem ideias formadas pela experiência. e) Nossa ética é formada a partir dos nossos sentimentos.
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Resposta:
1- c) No século XII a igreja condenou o pensamento platônico, principalmente na sua versão árabe, porque os teólogos perceberam um ateísmo intrínseco na forma de argumentação dialética do personagem Sócrates.
2- todas
3- c
4- a - ideias inatas: ideias que já estão presentes antes do nascimento.
romeroperardt:
Se errei alguma, me avise!
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