1) A exterioridade da moral contrapõe-se à necessidade da interioridade, da adesão mais íntima. Portanto, o homem, em comunhão é herdeiro, cria e recria a cultura, e só terá uma vida moral se, diante da moral composta, for capaz de propor a uma nova moral.
Das alternativas abaixo qual define corretamente o que é a moral?
Alternativas:
a) Reflexões do conjunto prático de ações do cotidiano.
b) Conjunto de regras que definem como deve ser o comportamento.
c) Estudo dos valores que regem os relacionamentos interpessoais e de como as pessoas se posicionam na vida.
d) A disciplina filosófica que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.
e) Conhecimento teórico sobre os valores humanos, transversal as profissões.
2) O ser social no processo de produção e reprodução das relações sociais, a reprodução social reflete materialmente complexos sociais que alteraram as condições de sociabilidade e o modo de produção indispensável para a vida social. Constroem, assim, formas diferentes e mais complexas para atender as necessidades individuais e grupais. Nesse processo o trabalho se concretiza através da objetivação das projeções teleológicas, ou seja, para que possa realizar suas ações, o ser social estabelece finalidades que se propõe a realizar e para concretiza-la escolhe ou cria possibilidades de materialização dessas projeções. O pensamento da teoria social crítica diferencia o ser social dos animais, ao estabelecer que o homem tem a transcendência em transformar a própria natureza, de modo que ao transformá-la, modifica a si mesmo.
Em relação ao ser social, considere as afirmações a seguir:
I. O ser social se concretiza através da objetivação das projeções teleológicas, e estabelece finalidades.
II. O ser social é pensado somente por determinadas linhas do pensamento da teoria crítica.
III. O ser social é uma projeção do pensamento humano.
IV. O ser social é entendido, como um ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído na vida.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmações corretas:
Alternativas:
a) II e III apenas.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) I e IV apenas.
e) I, II, III e IV.
3) A produção e reprodução das relações sociais, com base nos entendimentos de alienação propostos por MARX, permitimos "dar luz" aos "vazios" da prática profissional. Para que isso possa ser compreendido, o significado social da profissão na sociedade capitalista participa da reprodução das relações de classe e do relacionamento contraditório entre elas.
Considerando o trecho apresentado como texto base, pode-se afirmar que a reprodução das relações sociais é a reprodução da(s):
Alternativas:
a) relações sociais.
b) vida social.
c) individualidade.
d) totalidade social.
e) fragmentação da vida.
4) A década de 1980, conhecida como "a década perdida", no âmbito econômico nacional e internacional, mas para o Serviço Social foi a década da construção do projeto profissional, originado pela renovação, pela politização dos profissionais e estudantes, no antes e no depois da ditadura militar, e ao movimento de reconceituação latino-americano. Este processo estava fortalecido pelas lutas democráticas e pela reorganização dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados.
Considerando o texto-base, com a Consolidação da Constituição Federal de 1988, entramos na década de 1990, em pleno processo de:
Alternativas:
a) capitalismo cosmopolita.
b) recessão.
c) ampliação da industrialização.
d) globalização neoliberal.
e) desenvolvimento social.
5) O Código de Ética Profissional de 1986, se apoiou na tradição marxista, mas isto, não foi suficiente, pois não foi desenvolvido satisfatoriamente, em sua parte operacional e em seus pressupostos teóricos. Isto só ocorreria, no Código de 1993. O Código de 1986 negava os valores a-históricos, tinha a recusa do compromisso velado ou explícito com os poderes instituídos.
Neste contexto, julgue as informações a seguir.
I. O Código de Ética de 1986 caracterizou-se pelo rompimento e pela negação dos pressupostos dos profissionais tradicionais conservadores.
II. A categoria profissional posicionava-se, na revisão do Código de 1986, em prol da classe trabalhadora.
III. Os profissionais aproximam-se das concepções teóricas marxistas, em vistas do rompimento com as concepções conservadoras e pressupostos metafísicos.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Av1 de Ética => 1-b, 2-d, 3-d, 4-d, 5-e
Explicação:
Correto e Testado no Ava
1 – b) Conjunto de regras que definem como deve ser o comportamento.
A moral é formada por todas as regras responsáveis pela definição de como deve ser o comportamento do indivíduo.
2 – d) I e IV apenas.
O ser social é concretizado pela objeção das projeções teleológicas, e a partir disso estabele as finalidades. É entendido como um ser real, concreto, histórico e dialético.
3 – d) totalidade social.
A reprodução das relações sociais é a reprodução da totalidade social.
4 – d) globalização neoliberal.
A década de 1990 se caracterizou pela já existência da constituição federal de 1988 e pelo processo de globalização neoliberal.
5 – e) I, II e III.
O código de ética de 1986 rompeu e negou os pressupostos dos profissionais conservadores, pois a categoria profissional se posicional a favor da classe trabalhadora ao se aproximarem das concepções marxistas.
Bons estudos!