1) A escolha de um vegetal para trabalho (procure buscar qual tem maior produção na sua região, registrar com uma foto e legenda);
2) A forma correta de higienização dos vegetais (registrar com fotos e legendas todo procedimento de higienização do vegetal escolhido);
3) Uma técnica que aumenta a vida de prateleira deste vegetal quando congelado (indique e explique a técnica);
4) Uma receita para aproveitamento desse vegetal sem nenhum tipo de conservante, e que possa ser armazenado congelado por até três meses, usando a prevenção dos perigos químicos, físicos e biológicos e a higiene na produção dos alimentos para garantir a qualidade e segurança do alimento (podem criar ou recriar a receita, tirar fotos do pré-preparo, preparo, cocção e armazenamento);
5) Os benefícios nutricionais do consumo e a contribuição desse alimento na garantia da segurança alimentar, soberania alimentar e garantia do DHAA – Direito Humano a Alimentação Adequada da comunidade local.
Soluções para a tarefa
Os vegetais são alimentos, composto por fruto, folhas, flores, raízes, tubérculos, bulbos e caules.
Tipos de vegetais
Os vegetais são:
- verduras: acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho e rúcula (folhosas);
- flores: alcachofra, brócolis e couve-flor;
- legumes: polpas e com semente como a abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino e pimentão;
- caules: aipo, aspargo e palmito;
- raízes/tubérculos: nascem debaixo da terra e incluem a batata, beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete;
- leguminosas: feijões, lentilhas, vagens;
- frutas: polpas e sementes como morango, limão, laranja e etc
1) Para higienizar os vegetais o Ministério da saúde recomenda a técnica de arrasto combinada à sanitizantes. A técnica de arrasto consiste em esfregar com água e sabão os vegetais como quem lava as mãos. Deve ser feito folha por folha, batata por batata e etc. Só depois do arrasto, deve-se mergulhar os itens em solução desinfetante.
2) Na alface por exemplo, separa-se folha a folha e lava-se delicadamente cada uma das folhas com água e sabão, esfregando para retirar os microorganismos aderidos. Submerge-as em solução clorada por cerca de 10 a 15 minutos. Então lava-se com água potável e corrente. Secar folha a folha antes de guardar em potes fechados. Uma dica é colocar papel toalha no fundo da vasilha e por cima.
3) Algumas folhas não toleram congelamento. Os que podem devem passar por todo processo de higiene e lavagem antes. Os alimentos que comemos com casca não precisam ser retiradas para congelar, as demais sim. Feito isso, corta-se e porciona. Podem permanecer congeladas. Alguns deles permanecem até 8 meses.
4) A maioria dos alimentos podem e devem ser aproveitados em toda sua constituição. A polpa que sobra podem virar caldo e sopas, bases de molho que congelados duram por meses. Outros têm em suas cascas mais minerais e vitaminas do que em suas outras partes, podendo virar chips de forno, polpas e até farinha. Algumas sementes são ricas em minerais e podem virar farinhas.
5) A melhor dieta é aquela rica em todos os macro e micronutrientes. Sabemos que a realidade mundial está bem longe disso. Muitos ao redor do mundo comem farinhas que, são rica em carboidratos mas não fornecem qualquer outro nutriente.
Crianças estão desnutridas ou subnutridas. Esse mal também atinge família de nível mais alto. Algumas consomem muitos industrializados, deixando a cargo do paladar da criança a escolha do que vai comer.
O aproveitamento de alimentos integralmente não só garante economia e uma dieta mais rica, como também, consiste em uma redução na produção diária de lixo doméstico, o que ajuda o meio ambiente.
Aprenda mais sobre nutrição aqui; https://brainly.com.br/tarefa/48926758
#SPJ1