1) A educação é sempre um processo libertador? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta: Certamente.
Explicação:
A educação pode nos abrir os olhos e também fechá-los. A escola esta aí para nos ensinar coisas, mas isso não quer dizer que somos obrigados à acreditar plenamente nelas. Quando um professor discursa, ele pode até conseguir nos deixar cegos diante da realidade e acreditar no que é dito por ele. O povo de hoje era para ser muito mais inteligente, mas não, a nação atual possui mais conhecimento, mas nem sempre conhecimento é inteligência. É preciso mais que apenas saber das coisas, é preciso ainda analisá-las.
Segundo Bourdieu, não! Depende do tipo de educação e como a escola passa o conteúdo com base na vida e nas experiências das crianças.
Bourdieu, ao analisar a sociedade, retoma a ideia de habitus do vocabulário aristotélico e afirma que todos possuem habitus. Habitus é um processo que o agente passa e o faz adquirir bagagem à medida que se encontra atuando na sociedade.
A partir desses costumes e capacidades, o agente ganha capitais, isto é, riquezas que vão além das econômicas e que é manifestação na sociedade. São eles: capital econômico (dinheiro, bens), capital cultural (conhecimento e competências), capital social (relações humanas) e capital simbólico (prestígio social).
Assim, o homem acaba entrando em um ciclo sem fim. Ao longo da sua vida, ele é treinado para se posicionar de terminado jeito, a fim de adquirir status.
A escola ajuda nesse processo de falsa identidade ao cultivar conhecimentos que não são úteis aos alunos e a se curvar a saberes impostos pela sociedade, ratificando a discriminação e o processo avaliativo individualizador.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/18078054