1)
A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao longo do tempo. Ter uma definição mais completa do público certamente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing.
Embora o texto-base se refira a uma ação de marketing, podemos identificar uma das perguntas relacionadas ao problema econômico. Qual é essa pergunta?
Alternativas:
a)
O que produzir?
b)
Para quem produzir?
c)
Quanto produzir?
d)
Como produzir?
e)
Para que produzir?
2)
Um dos projetos de incentivo à economia foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o Ministério do Planejamento, o PAC promoveu a retomada do planejamento e a execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.
A ação do governo elevando os gastos públicos e dinamizando o processo econômico está em conformidade com qual teoria econômica?
Alternativas:
a)
Teoria Clássica.
b)
Teoria Malthusina.
c)
Teoria Schumpeteriana.
d)
Teoria Keynesiana.
e)
Teoria Marxista.
3)
Grupo de compradores e vendedores de determinado bem ou serviço (MANKIW, 2013, p. 64). A afirmação de Mankiw se refere a um fenômeno que é o centro de estudo de muitos economistas e que relaciona todas as transações desenvolvidas por demandantes e ofertantes. Sua existência, já reconhecida desde antes do feudalismo (sem a circulação da moeda, mas na forma de escambo), possibilita que os agentes econômicos (famílias, empresas e governo) desenvolvam suas atividades.
De acordo com a abordagem econômica e com base na afirmação acima, a que o autor está se referindo?
Alternativas:
a)
Ao mercado.
b)
Ao centro comercial.
c)
À associação de lojistas.
d)
À federação das indústrias.
e)
À associação comercial.
4)
Com base no conceito sobre a curva de demanda e de acordo com o gráfico da Curva da Demanda, analise as assertivas apresentadas a seguir.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010
I. Conforme aumenta o preço do bem diminui a quantidade demandada dele.
II. A quantidade demandada não sofre com a variação do preço pelo fato de que os consumidores sempre buscarão adquirir o bem independentemente do preço.
III. Quando o preço de um bem diminui, a quantidade demandada dele aumenta.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Somente a assertiva II está correta.
b)
Somente as assertivas I e III estão corretas.
c)
Somente a assertiva I está correta.
d)
Somente a assertiva III está correta.
e)
Somente as assertivas I e II estão corretas.
5)
O ponto de cruzamento das curvas de oferta e demanda indica que, a um determinado preço, os demandantes estão dispostos a adquirir a mesma quantidade que os ofertantes estão querendo oferecer de um bem.
Como é chamado esse ponto de cruzamento das curvas de oferta e demanda?
Alternativas:
a)
Ponto de excesso de demanda.
b)
Ponto de excesso de oferta.
c)
Ponto de equilíbrio de mercado.
d)
Ponto de escassez de demanda.
e)
Ponto de escassez de oferta.
Soluções para a tarefa
1 - b) Para quem produzir?
2 - d) Teoria Keynesiana.
3 - a) Ao mercado.
4 - b) Somente as assertivas I e III estão corretas.
5 - c) Ponto de equilíbrio de mercado.
1) O problema econômico é "Para quem produzir?" (letra B).
Letra B: Para quem produzir?
Isso ocorre porque as empresas precisam definir quem serão os compradores dos bens de consumo que serão produzidos. Naturalmente, a gente pode compreender que os bens de consumo são produzidos para resolver os problemas de consumo dos consumidores finais.
Ainda, vale destacar que os consumidores finais estão distribuídos em classes sociais. Esse fato contribui para que o mercado seja bem diversificado com relação ao tipo e preços dos produtos.
Sendo assim, a definição do público-alvo é um problema que faz parte da Economia.
2) A Teoria Keynesiana (letra D) possui relação direta com a elevação dos gastos públicos e o dinamismo da economia.
Letra D: Teoria Keynesiana.
Isso ocorre porque Keynes defendia a ideia de que o Estado deveria interferir (meter o dedo) na economia. E, de acordo com os estudos de Keynes, o Estado deveria interferir na economia principalmente nos momentos de graves índices de desemprego.
Nessa dimensão da realidade, a elevação dos gastos públicos e o dinamismo da economia estão em conformidade com a Teoria Keynesiana.
Por fim, segue um exemplo prático da aplicação da Teoria Keynesiana em nosso dia a dia: a contratação de uma construtora (que vai empregar mão-de-obra) para a construção de uma repartição pública.
3) O mercado (letra A) é o nome do fenômeno econômico e social que foi apresentado pelo autor.
Letra A: O mercado.
Isso ocorre porque o mercado é formado por demandantes e ofertantes.
De um lado, os ofertantes trabalham com a venda de produtos bem específicos e focados na solução dos problemas dos consumidores. Desse modo, os produtos são vendidos para diferentes públicos e possuem preços bem diversificados.
Por outro lado, os demandantes são representados pelas famílias, que são consumidoras finais de bens de consumo duráveis e não duráveis. Na prática, as famílias trabalham e ganham salários que são usados na compra de certos bens de consumo.
4) Os preços e a quantidade demandada (letra B) estão relacionados à curva de demanda e de acordo com o gráfico da Curva da Demanda.
Letra B: Somente as assertivas I e III estão corretas.
I. Conforme aumenta o preço do bem diminui a quantidade demandada dele.
VERDADEIRO. Isso ocorre porque a elevação dos preços diminui o poder de compra dos consumidores em geral. Desse modo, o normal é a diminuição da demanda.
II. A quantidade demandada não sofre com a variação do preço pelo fato de que os consumidores sempre buscarão adquirir o bem independentemente do preço.
FALSO. Se um produto convencional tiver com um preço muito alto, o consumidor irá procurar por um produto mais barato (substituto). Nesse momento de pandemia de Covid-19, por exemplo, muitas famílias deixaram de consumir carne bovina e passaram a comprar mais carne de frango.
III. Quando o preço de um bem diminui, a quantidade demandada dele aumenta.
VERDADEIRO. Nesse caso, o preço baixo de um produto contribui para o aumento do poder de compra do consumidor final.
5) Ponto de Equilíbrio de Mercado (letra C) é o ponto de cruzamento das curvas de oferta e demanda.
Letra C: Ponto de equilíbrio de mercado.
Isso quer dizer que tanto a oferta quanto a demanda estão no mesmo patamar. Na prática, quer dizer o seguinte: a quantidade de produtos no mercado é a mesma que os consumidores precisam para resolver os seus problemas de consumo.
Nessa dimensão da realidade, os preços acessíveis ajudam o consumidor a aumentar o poder de compra e, naturalmente, gerar um equilíbrio dentro do mercado de consumo.
Portanto, fica claro que o Ponto de Equilíbrio de Mercado é representado pelo ponto de intersecção entre as curvas da oferta e demanda (em um gráfico).
Aprenda mais sobre esses temas em:
https://brainly.com.br/tarefa/5086462
https://brainly.com.br/tarefa/25177150
https://brainly.com.br/tarefa/22632697
https://brainly.com.br/tarefa/16698969
https://brainly.com.br/tarefa/25267709
Siga firme na direção dos seus sonhos!