Biologia, perguntado por franciscojoabpinheir, 7 meses atrás

1) A criação de bezerros em fazendas leiteiras é vista pelos produtores e técnicos como a categoria animal que mais gera impactos nos custos de produção, reduzindo assim a lucratividade da propriedade. Assim, diversas práticas de manejo vêm sendo implantadas com o intuito de promover a desmama precoce e a incorporação da alimentação volumosa para os bezerros. Neste sentido, quais critérios devem ser analisados durante a desmama. *

a) Raça – Idade – Peso.

b) Idade – Tipo de Sistema – Raça.

c) Raça – Consumo de Água – Idade.

d) Peso – Idade – Consumo de Concentrado.

e) Peso – Tipo de Sistema – Idade.

2) A carne bovina é considerada uma das commodities mais exportadas pelo Brasil, demostrando a qualidade do produto e incentivando cada vez mais a pecuária de corte, sendo explorada principalmente em sistema extensivo, o que tem possibilitado a produção de uma carne barata e com alta competitividade internacional. Neste sentido, qual raça bovina é a mais criada no Brasil para esta finalidade. *

a) Nelore.

b) Arbeend Angus.

c) Hereford.

d) Ibagé.

e) Braford.

3) A mastite é uma doença inflamatória que acomete a glândula mamária de fêmeas mamíferas, principalmente em fazendas leiteiras (vacas e cabras). Neste sentido o diagnóstico precoce desta doença é fundamental para a rápida recuperação dos animais, a redução dos custos de produção e a oferta de um produto de qualidade. Assim, qual o método correto para diagnosticar a mastite. *

a) O teste da caneca do fundo preto deve ser realizado todos os dias, ao iniciar a ordenha em todas as vacas que estão em lactação.

b) O teste do CMT (Califórnia Mastit Teste) deve ser realizado todos os dias, ao iniciar a ordenha em todas as vacas que estão em lactação.

c) O teste da caneca do fundo preto deve ser realizado todos os dias ao iniciar a ordenha apenas em vacas que já apresentaram casos de mastite.

d) O teste do CMT (Califórnia Mastit Teste) deve ser realizado à cada 6 meses, ao iniciar a ordenha em todas as vacas que estão em lactação.

e) O teste da caneca do fundo preto deve ser realizado a cada 15 dias, ao iniciar a ordenha em todas as vacas que estão em lactação.

4) A pecuária leiteira é uma atividade de grande importância econômica para pequenos e médios produtores do Nordeste, pois permite sua exploração em áreas menores durante todo o ano. A diversidade de raças e cruzamentos (mestiços) permite o produtor escolher animais melhores adaptados as condições climáticas e de manejo da propriedade, favorecendo a relação custo – benefício. Assim, sobre as raças bovinas leiteiras é correto afirmar: *

a) A raça Holandesa, é considerada a mais importante no mundo dentro da pecuária leiteira. No Brasil, esta foi responsável por transmitir para seus filhos a boa capacidade na produção de leite e a precocidade sexual.

b) Todas as alternativas estão corretas.

c) A raça Guzerá, tem ganhado destaque no cenário nordestino, por ser classificada como raça de dupla aptidão “leite e carne”, possibilita pequenos e médios produtores explorarem uma atividade mais rentável. Pois seleciona as fêmeas para a produção de leite, e os machos para produção de carne e abate.

d) A raça Gir, promoveu um importante processo de melhoramento genético nos rebanhos brasileiros, transmitindo para seus descendentes a boa adaptabilidade as regiões semiáridas.

e) A raça Girolando, é a mais criada no Brasil, pois apresenta boa adaptação as diversas variações climáticas do país e tem demonstrado bom desempenho na produção de leite, sendo encontrada com facilidade em pequenas, médias e grandes propriedades.

5) As boas práticas da ordenha é um processo fundamental dentro dos sistemas leiteiros, seja para bovinos ou caprinos. Pois permite a obtenção de um leite saudável, higiênico e isento de contaminações por microrganismos ambientais. Assim, qual prática de manejo apresentada abaixo está correta. *

a) Todas as práticas apresentadas estão de acordo com as orientações do MAPA.

b) A higienização da vaca, bem como das instalações e equipamentos da ordenha não possuem nenhuma relação com os casos de mastite do rebanho.

c) As vacas que apresentam mastite devem ser ordenhadas separadamente das vacas sadias, com o intuito de evitar a transmissão da doença.

d) A higienização do ordenhador só é necessário quando a fazenda utiliza sistema de ordenha mecanizada.

e) Em fazendas que apresentam altos índices de mastite devem realizar a ordenha manual com bezerro ao pé.

Soluções para a tarefa

Respondido por math01042008
0

Resposta:.

Explicação:

Perguntas interessantes