História, perguntado por valakvale679, 9 meses atrás

1) A Corte Portuguesa chega de Lisboa ao Rio de Janeiro, fugindo das garras de Napoleão Bonaparte. Encontram-nos no novo Palácio Real do Rio de Janeiro, Brasil. Dom João, o príncipe regente, chega ao seu novo lar com sua mãe, a rainha-mãe Maria I, com sua esposa Carlota Joaquina e com seu filho predileto e herdeiro da coroa, o príncipe Pedro.ANDRADE, Adrian. 1808: O Império Está aqui. Quadramais Produções, 2011.Assim que chegou ao território brasileiro, D. João tomou uma medida fundamental para o curso da nossa história, que foi o decreto que abertura dos portos do Brasil às nações amigas. A consequência prática dessa determinação foi​

Soluções para a tarefa

Respondido por laraeve15
1

Resposta:

Foi o fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão.

Explicação:

Em certo sentido, tal exclusividade econômica se constituía como a base da condição de colônia daqueles Estados. Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822).

A principal nação amiga de Portugal, e que se beneficiou muito desse ato, foi a Grã-Bretanha.

De acordo com este decreto, os produtos britânicos podiam entrar no Brasil com taxas alfandegárias (impostos de importação) de 15%. A incidência dos impostos sobre os produtos de outros países era de 24%.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/11488791#readmore

Espero ter ajudado :))

Perguntas interessantes