História, perguntado por VickyLudgero15, 6 meses atrás

1. A conquista espanhola sobre as terras americanas foi marcada pelo domínio, e extermínio, das populações nativas, seja pela superioridade bélica, seja pelas doenças trazidas pelos europeus. Frei Bartolomeu de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, é correto afirmar que na América espanhola: *
1 ponto
a) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam.
b) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pecadores contumazes.
c) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forçado dos indígenas, em troca de, em princípio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.
d) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes violentas.

Leia o texto abaixo e responda posteriormente ao que é pedido.
“Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavelica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia sido feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.” BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. in: América Latina Colonial. v. 2. São Paulo: Edusp, 1999. p. 141.

2. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia: *
1 ponto
a) no trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
b) no emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
c) em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.
d) no trabalho compulsório e permanente de escravos de origem da Costa Oriental da África, que chegavam ao porto de Toledo.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaianzem1b
185

Resposta:

1-c

2-a

Explicação:

confia


supremo1e: vc fez no class??
supremo1e: alguém sabe se tá certo?
gabrielb190816: ta certo
supremo1e: certinho
supremo1e: muito obrigado ♡
Amr31050: certinho obg
Respondido por nataliafransantos
11

1) A encomienda, era uma das formas de trabalho forçado da América Espanhola. Ela consistia em um direito dado ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena naquilo que ele achasse necessário como nas plantações e minas por determinado período (alternativa c).  

2) A encomienda era uma forma de trabalho indígena obrigatória realizada pelos espanhóis durante a colonização da América espanhola (alternativa a).

Em troca sobre os direitos de explorar o trabalho indígena, havia a necessidade de pagar tributos à metrópole e dar assistência material e religiosa aos indígenas. Os colonos quase nunca cumpriam a sua parte, sendo que alguns índios morriam por exploração e falta de alimentos.  

Esta exploração acontecia por tempo determinado e o trabalho era utilizado principalmente nas minas e na agricultura.  A América espanhola também explorava o trabalho de africanos escravizados, produzindo cacau, cana-de-açúcar e tabaco.

 

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/80012

Anexos:
Perguntas interessantes