1- A Conjuração Mineira foi um dos mais importantes movimentos da independência do Brasil,
formado por vários grupos de pessoas chamado de conspiradores. Qual foram as pessoas
mais importantes dessa conspiração?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Conjuração Mineira foi uma conspiração organizada pela elite socioeconômica da capitania das Minas Gerais. Nas palavras das historiadoras Lília Schwarcz e Heloísa Starling, o grupo que formava os conspiradores da conjuração eram pessoas que “tinham laços familiares, de amizade ou econômicos” que os vinculavam com a “cúpula da sociedade das Minas”
Elas também destacam que, apesar de ser formado majoritariamente por membros da elite socioeconômica, o grupo era composto por pessoas dos mais diversos ofícios, tais como poetas, cônegos, engenheiros, médicos, militares, comerciantes etc.
Os participantes da inconfidência mineira foram:
Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Claudio Manuel da Costa, o Coronel Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, sargento mor Luiz Vaz de Toledo Piza.
Além disso, não podemos deixar de citar Joaquim Jose da Silva Xavier (Tiradentes) que se tornou o mártir e o grande símbolo da revolução.
Tal revolta se deu tendo em vista a insatisfação com os abusos cometidos pela coroa portuguesa na cobrança do imposto em cima do ouro e as imposições políticas da época sob o comércio do ouro.