1. A Conferência de Berlim foi um evento organizado entre 1884 e 1885 pelo chanceler alemão Otto von Bismarck e reuniu representantes da Itália, França, Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Império Otomano (atual Turquia), Portugal, Bélgica, Holanda, Suécia, Rússia e Império Austro- Húngaro (atuais Áustria e Hungria). Qual era o objetivo central tratado na Conferência de Berlim? *
1 ponto
a) O objetivo central tratado na Conferência de Berlim era encontrar soluções para a crise que afetava o capitalismo internacional desde 1873, ou seja, a intenção era fortalecer as grandes potências europeias.
b) Negociar saídas para pôr fim à Guerra dos Bôeres era o principal objetivo discutido na Conferência de Berlim, visto que esse conflito estava causando grandes prejuízos aos países imperialistas.
c) O principal objetivo da Conferência de Berlim era debater e negociar questões relativas à ocupação do continente africano, porém, os povos africanos não foram convidados a participar desse evento.
d) O grande objetivo da Conferência de Berlim era encontrar soluções para a crise que despontava na Colômbia por conta do forte movimento de independência do Panamá.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. C
Explicação: O objetivo declarado era o de "regulamentar a liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, assim como novas ocupações de territórios sobre a costa ocidental da África".
Um dos principais objetivos da Conferência de Berlim, foi tratar entre as potências europeias questões referentes à partilha da África, durante o ano de 1895. A letra c está correta.
Durante este período ocorreram uma série de encontros entre líderes europeus onde eles estabeleceram a divisão do continente africano entre si. Os argumentos utilizados pelos europeus é de que deveriam colocar dar um fim na escravidão que ainda era muito comum naquele tempo, expansão do cristianismo e levar o desenvolvimento econômico às nações africanas.
O objetivo real da partilha era a divisão entre os países europeus para que tivessem acesso aos recursos naturais africanos e a todos os mercados consumidores possíveis do continente, já que a Europa vivia a Segunda Revolução Industrial e necessitava expandir para além do seu mercado interno seus produtos.
Um dos grandes problemas gerados nesta conferência, foi a criação de fronteiras artificiais, onde povos que eram inimigos históricos, ficaram dentro de um mesmo território, enquanto outros de uma mesma cultura foram separados, havendo a violação das fronteiras que já existiam antes da chegada dos colonizadores. Esta divisão aleatória do continente provoca problemas até os dias atuais como a ascensão de ditaduras, violência e crescente aumento de refugiados.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/9381531