1. 4 Quais os riscos de se acreditar em qualquer informação publicada em redes sociais, veículos de comunicação ou em outros locais?
Soluções para a tarefa
Milhares de informações são publicadas a cada segundo nos veículos de informações presentes no nosso dia a dia, mas o alcance delas não tem a ver com programas maliciosos, e, sim, com o comportamento das pessoas, que não têm por hábito checar essas informações
O conteúdo dessas notícias pode ser muitas vezes inverídico, notabilizado pelo sensacionalismo, acabando por repercutir de forma mais intensa e imediata no sentimento íntimo das pessoas.
Por isso mesmo, por cuidarem de notícias inusitadas, atraem de forma mais contundente o interesse do público-alvo, que, de forma instantânea, acaba por compartilhá-las com terceiros.
Porém, é preciso ter presente que compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes, assim como — em tempos de pandemia — desaguar no crescimento de movimentos antivacinação, além do fomento de comportamentos de ódio, preconceito e de intolerância racial ou de discriminação em razão de orientação sexual, como a homofobia.