1.3. Na perspectiva piagetiana, as estruturas mentais ou cognitivas das crianças são ampliadas, sempre que há aprendizagem, o que ocorre por um processo de assimilação e acomodação. Observe a situação abaixo:
Imagem sem legenda
um processo cognitivo pelo qual a pessoa classifica e integra uma nova informação às estruturas cognitivas já construídas.
uma prática infantil que só ocorre por meio da mediação do adulto, pois é preciso sempre indicar o objeto a ser assimilado.
um erro conceitual causado por uma distorção da visão da criança, pois todo conhecimento é perceptual.
o estímulo que altera a estrutura cognitiva já existente promovendo as condições da construção do conhecimento.
um estímulo que cria uma estrutura cognitiva equivocada, ao que Piaget chamou de assimilação deformante.
1.4. A Psicogênese da Língua Escrita tornou visível, principalmente aos professores, o pensamento infantil sobre o funcionamento da escrita. Na interação com a escrita (objeto de aprendizagem), a criança (sujeito desse processo) elabora ideias que partem dos saberes já construídos, assim, para além das hipóteses evidenciadas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, as escritas infantis revelam saberes, modos de pensar que são individuais – porque são relações únicas – em meio a um pensamento socialmente construído – identificado em crianças de diferentes países e idades. Para melhor compreender essa relação, analise a amostra de escrita a seguir:
Imagem sem legenda
A escrita de palavras do mesmo campo semântico evidência que Natalia sabe que a leitura se realiza da direita para a esquerda, conhece poucas letras, mas quantitativamente precisa de 4 letras para escrever e, qualitativamente não realiza variação porque conhece poucas letras.
A amostra registra que Natalia conhece apenas 3 letras e as utiliza de uma única maneira porque, provavelmente, memorizou essa sequência, além disso, não observa, ainda que palavras diferentes precisam ter um arranjo diferente de letras, o que corresponde à análise intrafigural e interfigural, por fim, realiza a leitura na direção correta.
Natália sabe que se utiliza letras para escrever e o faz da esquerda para a direita, seu repertório tem origem nas letras do próprio nome, sua exigência mínima é de 4 letras para considerar que há uma palavra escrita, realiza uma leitura global identificando que a escrita só existe no conjunto de todas as letras, faz análise intrafigural, mas não interfigural.
Natalia tem muitos saberes, sabe que seu nome é uma excelente fonte de letras e as utiliza porque reconhece que seu nome tem importância, pois é um modelo de escrita estável, além disso registra as letras em uma ordem que permite que duas vogais iguais não estejam juntas, ou seja, tem consciência da análise qualitativa interfigural na escrita.
Há uma dificuldade muito grande por parte dos adultos em reconhecer saberes nessa amostra porque a criança só utilizou algumas das letras que conhece, preocupou-se em manter certa estabilidade na escrita para demonstra seu conhecimento e domínio na hipótese pré-silábica em transição para a silábica, já que se apoia nas vogais.
2. A construção do conhecimento ocorre numa relação constante do sujeito com o objeto de aprendizagem, a teoria piagetiana, ao ser trazida para o campo da educação promoveu uma revolução na relação ensino e aprendizagem. Pois, há implicações pedagógicas que estão diretamente relacionadas a esse sujeito cognoscente. Qual é a relação pedagógica adequada para a elaboração do ensino a esse sujeito cognoscente? Elabore um pequeno texto em que relaciona, pelo menos duas características do sujeito cognoscente descrito por Piaget e as implicações pedagógicas correspondentes.
3. Sonia é uma mãe com poucos estudos, mal terminou o Ensino Fundamental, mas acredita que a leitura e a escrita sejam os bens mais precisos de uma pessoa no mundo atual. Para garantir que seus filhos possam apropriar-se dessa preciosidade, todas as noites Sonia lê para seus filhos. Não possui condições para comprar livros, então conta com a colaboração da sua patroa que lhe empresta os livros que lia para os filhos ou, solicita que a professora encaminhe alguns da biblioteca da escola. Sonia não consegue explicar o porquê dessa crença de que ler para os filhos é importante e, mesmo que esse seja um saber intuitivo, todos reconhecem que há muita riqueza nessa prática e que colabora significativamente com o desenvolvimento das crianças em relação à escrita. Então, elabore um pequeno texto, por meio do qual possa descrever dois aspectos positivos da leitura diária de histórias para as crianças.
olavobassi78:
me aceita, fiz um grupo no whats p prova
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Pergunta 1.1
Piaget, por meio de seus estudos e pesquisa com crianças mudou a concepção de infância, de criança e de aprendizagem que havia no campo educacional, evidenciando que as crianças são seres inteligentes que constroem sua aprendizagem
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
1.3 - um processo cognitivo pelo qual a pessoa classifica e integra uma nova informação às estruturas cognitivas já construídas.
Explicação:
assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás