0. Leia atentamente o excerto a seguir: “Em civilizações complicadas como as da Europa, ou as civilizações mais elevadas do Oriente, anos de pesquisa são necessários antes que o estudioso comece a compreender as forças em ação dentro delas. Um estudo da família francesa apenas, envolveria um exame preliminar da história francesa, ou do direito francês, das atitudes católicas e protestantes em relação ao sexo e às relações pessoais.” (MEAD, 2015, p. 23)
No sentido atribuído por Mead é possível afirmar que há diferenças significativas entre estudos de sociedades simples (primitivas) e complexas (modernas). Faz parte da ideia do conceito primitivo: a) estrutura militar e bélica. b) religiosidade estruturada. c) estratificação estamental. d) ausência de língua escrita. e) família nuclear monogâmica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa C está correta.
As sociedades estamentais fazem parte da cultura da idade média.
A solidariedade mecânica, parte da noção do indivíduo como sociedades primitivas, onde a permanência do direito é punitiva, e, não há divisão do trabalho.
Exemplo: sociedades primitivas.
Já a sociedade orgânica, atua como uma organização complexa onde o trabalho se fundamenta a partir de relações e o predomínio do direito e funções sociais nessa organização;
Exemplo: sociedades atuais.
Perguntas interessantes