1 -0.8) Varios fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no comeco do
seculo Xx Marque a UNICA ALTERNATIVA que NÃO corresponde aos fatores citados
a) a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na industria.
bi os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos
produtos:
c} a formação de uma classe médla urbana consumidara.
d) Os indígenas que se negaram a ser escravos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra d) Os indígenas que se negaram a ser escravos.
Explicação:
Letra a) CERTA
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.
Letra b) CERTA
Durante o Segundo Reinado, a imigração no país alcançou seu auge durante a Primeira República. Esses imigrantes vinham em busca de melhores condições de vida e trabalho, e o governo brasileiro divulgou no exterior. Os estrangeiros contribuiriam para mudar os aspectos de vida social no país, incluindo, principalmente na região Sul e Sudeste, houve algumas transformações no hábito de viver, trabalhar, valores, etc.
Letra c) CERTA
Classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou a tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores. A classe média surgiu como uma consequência da consolidação do capitalismo e não antes dele devido aos fatores de segmentação social em camadas, resultantes do desenvolvimento econômico; é um fenômeno típico da industrialização.
Letra d) ERRADO
As causas da escravidão indígena estão ligadas principalmente ao propósito dos portugueses em colonizar o Brasil, sendo a única mão de obra disponível a indígena.
Os indígenas não tem nada haver com o processo de industrialização.