09. (UECE/2012) As células apresentam um envoltorio que as separa do meio extende, denominado membrana plasmatica, extremamente fina. A disposição das moléculas na membrana plasmática foi proposta por Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido que pode ser definido como
A) dupla camada lipidica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior da célula e extremidade voltadas para proteinas globulares, presente apenas em eucariontes
B) uma camada lipídica oom extremidades hidrofilicas voltadas para dentro e extremidades hidrofobicas voltadas para proteinas globulares, em que as proteinas encontram-se estendidas sobre a membrana e ocupam espaços vazios entre lipidios
C) uma camada molecular composta apenas por lipidios, presente em todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes.
D) dupla camada lipidica com extremidades hidrofobicas voltadas para o interior e as hidrofilicas voltadas para o exterior, composta por proteinas (integrais ou esféricas) e glicose ligados as proteinas (glicoproteinas) ou lipidios (glicolipidios).
Soluções para a tarefa
Resposta:Todas as células possuem Membrana Plasmática. Ela reveste, protege e seleciona o que entra e sai da célula. E, o mais importante para você: A Membrana adora “aparecer” nas questões de biologia! Então, vamos revisá-la? Garanta seus pontos aqui!
A Membrana Plasmática (ou plasmalema) corresponde a uma película limitante muito fina (aproximadamente 8nm), e que mantém separada do meio externo a estrutura extremamente organizada de matéria viva. A Membrana controlando o que entra e sai da célula.
Por ser tão fina, a Membrana Plasmática pode ser vista somente com o auxílio de um microscópio eletrônico. É uma membrana formada principalmente de lipídeos e proteínas.
Curso Enem 2019 Gratuito - Veja!
Ela desenha a fronteira da célula, funcionando como a muralha de um castelo, que reveste e delimita, protege e seleciona o que entra e sai por seus muros. Veja na imagem a Estrutura da Membrana Plasmática: membrana plasmáticaAlém disso, por ser a estrutura mais externa da maioria das células, a membrana é capaz de reconhecer estímulos e também outras células. Interessante, não é mesmo? Então, vamos revisar a membrana plasmática para arrasar no Enem e nos vestibulares?
Composição da Membrana Plasmática:
A membrana plasmática é composta por lipídeos, proteínas e glicídios. Essas substâncias juntas formam uma espécie de mosaico em constante transformação, uma vez que as proteínas podem se deslocar por entre os lipídeos. Sendo assim, o modelo que estudaremos é chamado de “mosaico fluido” ou de Singer e Nicholson, em homenagem aos seus descobridores.
Os Lipídeos
Os lipídeos são os principais componentes da membrana plasmática. Sendo que os fosfolipídios são os mais frequentes. Os fosfolipídios são formados por duas partes: uma que possui afinidade com água (hidrofílica) e outra que não possui afinidade (hidrofóbica). Sendo assim, estas moléculas formam uma camada dupla. Nesta dupla camada, as partes hidrofílicas (chamadas de polares e compostas por ácido fosfórico e base nitrogenada) estão voltadas para fora e para dentro, em contato com o meio aquoso existente dentro e fora da célula.
Já as partes hidrofóbicas (chamadas de apolares e compostas pelos lipídeos) estão voltadas umas para as outras, para o interior da dupla camada. Esta composição permite que a membrana interaja com o meio aquoso da célula e ao mesmo tempo mantenha uma película biológica limitante entre o interior e o exterior da célula.
Nas células animais podemos também encontrar outro lipídeo constituindo a membrana plasmática: o colesterol. FosfolipídioO colesterol tem como função ajudar a manter a fluidez da membrana plasmática.