09. Paciente de 76 anos de idade, sexo masculino, foi internado em um Hospital para realização de cirurgia não-
cardíaca. Várias horas depois do pós-operatório passou a apresentar mal-estar e dor no peito. Exames laboratoriais
revelaram aumento das enzimas cardíacas creatina quinase (CK total e CK-MB) no plasma consistente com um
infarto do miocárdio. Associe a patologia detectada com as vias glicolíticas aeróbica e anaeróbica.
Soluções para a tarefa
A creatina quinase (CK) é uma enzima que pode ser encontrada de diferentes formas (dímeros) no organismo, esses dímeros ou subunidades diferentes são de acordo com os locais que são encontradas: musculo estriados esqueléticos, músculo cardíaco e cerebral. Sendo sua principal atividade nos músculos esqueléticos e cardíacos, possuindo ainda três isoenzimas: MB, MM e BB.
A CK fosforila a creatina presente nas moléculas de ATP, isto como forma adicional de armazenamento de energia, e quando seus níveis estão muito altos pode diagnosticar danos musculares derivados de diversos traumas como: infarto, tremores, convulsões, excesso de exercício, dentre outros.
O CK-MB nada mais é que um teste laboratorial que identifica precisamente a presença da isoenzimas MB, que é a que está presente no tecido cardíaco. O profissional de saúde pode pedir esse exame quando se identifica grandes quantidades de CK, mas quer saber sua origem e causa para realizar um preciso diagnóstico e avaliar possíveis infartos, tanto os que provavelmente já ocorreram assim como possíveis futuros infartos.
Espero ter ajudado!!