História, perguntado por bsaraujo74, 8 meses atrás

08) (H110115E4) Leia o texto abaixo. 1º.4.1808 - No Rio de Janeiro, o Príncipe Regente D. João expede decreto que “revoga o Alvará de 5 de janeiro de 1785”, o qual extinguira todas as fábricas e manufaturas de ouro, prata, seda, algodão, linho e lã existentes no Brasil. Depois do comércio, a liberdade também para a indústria. Disponível em: . Acesso em: 11 Jan. 2012. De acordo com esse texto, a transformação socioeconômica no Brasil, na época da presença da família real, foi A) a colaboração dos latifundiários na industrialização. B) a implantação de fábricas nas colônias espanholas. C) a revogação da lei que proibia fábricas no Brasil. D) o desenvolvimento da indústria portuguesa. E) o fim do tráfico de escravos da África para o Brasil.


debora130405: O quadro retratado nessa imagem representa três gerações de uma família multiétnica do Brasil, no final do século XIX, através da avó, filha e neto. A representação do neto, comparado com a avó, está relacionada com

Soluções para a tarefa

Respondido por SOUUMAPESSOA2005
130

Resposta:

c

Explicação:


anna31630: É a C ou E?
marinacostasilva53: acho que é a C, sei não
Respondido por EduardoPLopes
69

É correta a alternativa C, embora o que o decreto tenha permitido, na prática, fosse a instalação de manufaturas, já que o Brasil não  tinha a infraestrutura necessária, no período, para que se instalassem fábricas.

Com isto o Brasil começou a recuperar décadas de atraso no desenvolvimento de sua indústria interna de bens de consumo, que eram até então majoritariamente importados de Portugal. Este sistema havia sido imposto pela Coroa Portuguesa como uma forma de beneficiar os comerciantes e produtores portugueses em detrimento do mercado consumidor brasileiro, que pagava mais caro por produtos de menor qualidade.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1355104

Anexos:
Perguntas interessantes