Biologia, perguntado por luan20iago, 6 meses atrás

08. (Fac. Pequeno Principe/2016) Em Angola, há um número grande de indivíduos com anemia faiciforme. Por isso, foram criadas campanhas para conhecimento dos sintomas e tratamento dessa condição. Essa doença é causada por um alelo que condiciona a formação de moléculas anormais de hemoglobina, com pouca capacidade de transporte de oxigênio. As hemácias que não transportam oxigênio normalmente têm um formato semelhante ao de uma foice e, por isso, são chamadas de falciforme. Os indivíduos homozigotos dominantes são normais, ao passo que os heterozigóticos são ligeiramente anêmicos, mas sobrevivem, embora com menor viabilidade em relação aos homozigoticos dominantes. Os indivíduos homozigotos recessivos morrem de anemia na infância.Do cruzamento entre um indivíduo normal e outro com anemia falciforme, qual a chance do casal ter uma filha com anemia falciforme?(faça os cruzamentos e depois marque a alternativa correta)


A) 0% D) 25%
B) 50% E)75%
C) 100%​

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
3

A partir do que a questão nos fornece, podemos afirmar que a probabilidade é de 1/4 ou 25%, sendo assim, a alternativa correta é a alternativa ''D''.

  • Mas como saber disso ?

É bastante simples, mas para resolvermos essa questão, faz-se necessário termos em mente 3 regras que nós geralmente vamos utilizar em questões de probabilidade na genética.

  • E que regras são essas ?

São 3, a saber :

  1. A regra do menino/menina
  2. A regra do E
  3. A regra do OU

  • E no que consiste a regra do menino/menina ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar o sexo do descendente, seja ele menino ou menina, nós vamos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer um menino e 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer uma menina.

  • E o que nos diz a regra do E ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós vamos multiplicar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade, de nascer uma menina E um menino ?'' é de 1/4 ou 25%, pois nós vamos multiplicar a probabilidade de ser menina pela de ser menino, ou seja : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%

  • E o que nos diz a regra do OU ?

Semelhante à regra do E, essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina OU um menino ?'' é de 100%, pois nós vamos pegar a probabilidade de nascer menina e somar pela de ser menino, logo : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.

Tendo conhecimento sobre essas regras, vamos resolver a questão.

Ela nos diz que na anemia falciforme, pessoas que possuem o genótipo denominado homozigoto dominante (AA), são normais, os heterozigotos (Aa) são ligeiramente anêmicos e os homozigotos recessivos morrem na infância. Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade de um casal onde um é normal e outro possui anemia falciforme, ter uma filha com anemia falciforme.

Se o integrante do casal possui anemia falciforme, entretanto, vai se casar com uma pessoa sem anemia, subtende-se que ela é adulta e uma pessoa viva, e como pessoas com anemia falciforme quando homozigotos recessivos morrem na infância, essa pessoa vai ser obrigatoriamente heterozigota.

  • Vamos fazer o cruzamento entre um normal e outro anêmico :

              A         a

A            AA      Aa  

A            AA      Aa

A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :

1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e condicionam pessoas normais

1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e condicionam pessoas com a doença anemia falciforme.

Porém, perceba que a questão especificou que tem que ser uma filha, sendo assim, nos teremos que multiplicar a probabilidade por 1/2.

  • Encontrando a probabilidade de o casal ter uma filha com anemia falciforme :

1/2 (probabilidade de ser menina) x 1/2 (probabilidade de ser anêmica) = 1/4 ou 25%.

Em suma, a partir dos cálculos realizados, podemos afirmar que a probabilidade desse casal ter uma menina e com anemia é de 1/4 ou 25%, logo, a alternativa correta é a letra D.

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:
Perguntas interessantes