05. (Vunesp) Recusando a Humanidade àqueles que parecem ser os mais “selvagens” ou “bárbaros”, emprestamos uma [das] atitudes típicas [da barbárie]. O bárbaro é, antes de tudo, o homem que acredita na barbárie.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história, 1952.
O texto apresenta um ponto de vista etnológico geralmente definido como “relativismo cultural”. A partir dessa definição, explique a ação dos europeus sobre os povos americanos no período do Novo Mundo (colonização).
Ajudem!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao rotular os habitantes do Novo Mundo de “selvagens”, os europeus abriam caminho para o seu extermínio, uma vez que lhes era negada a humanidade. Além disso, justificava-se a imposição de uma nova cultura, sob a desculpa de salvá-los da barbárie.
Dentro do ponto de vista do relativismo cultural, é a atuação genocida de conquistadores europeus como
Fernão Cortez e Francisco Pizarro que poderia ser considerada.
Resposta:
plurall né meu filho
Explicação:
Ao rotular os habitantes do Novo Mundo de “selvagens”, os europeus abriam caminho para o seu extermínio, uma vez que lhes era negada a humanidade. Além disso, justificava-se a imposição de uma nova cultura, sob a desculpa de salvá-los da barbárie. Dentro do ponto de vista do relativismo cultural, é a atuação genocida de conquistadores europeus como Fernão Cortez e Francisco Pizarro que poderia ser considerada “bárbara”.