05) (M11070917) A pontuação obtida em uma partida de um jogo eletrônico pode ser modelada a partir da lei de formação de uma função polinomial de 2° grau p(x), em que x representa o número de acertos do jogador. Essa lei de formação pode ser obtida a partir do produto de dois fatores, sendo um desses fatores o número de acertos no jogo e, o outro, a diferença entre o número de acertos e o número 2. Paulo jogou uma partida desse jogo e obteve 24 pontos. Quantos acertos Paulo obteve nessa partida desse jogo eletrônico? A) 26
B)13
C)12
D)7
E)6
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Alternativa E. Paulo acertou 6 vezes no jogo eletrônico. Para resolver esta questão temos que encontrar a função p(x) para em seguida substituir o valor de p(x) na função.
O que é uma função de 2º grau
Uma função de 2º grau é uma função que possuí um termo elevado ao quadrado. Para obter os valores de x associado a um valor de f(x) precisamos substituir o valor de f(x) na função f.
Primeiro temos que encontrar a função de 2º grau que descreve a pontuação no jogo. Podemos encontrar a lei de formação desta função a partir do produto entre o número de acertos x e a diferença entre x e o número 2, portanto a função p(x) será:
p(x) = x*(x - 2)
p(x) = x² - 2x
Para encontrar o nº de acertos quando Paulo obteve 24 pontos, substituímos 24 no valor de P(x):
24 = x² - 2x
x² - 2x - 24 = 0
Resolvendo esta equação 2º grau pela fórmula de Bhaskara:
Δ = b² - 4ac
Δ = (-2)² - 4*1*(-24)
Δ = 4 + 96
Δ = 100
x = (-b ±√Δ)/2a
x = -(-2) ±√100)/2*1
x = (2 ± 10)/2
x1 = (2 + 10)/2
x1 = 12/2
x1 = 6
x2 = (2 - 10)/2
x2 = -8/2
x2 = -4
Como o número de acertos não pode ser negativo, Paulo acertou 6 vezes.
Para saber mais sobre funções de 2º grau, acesse:
brainly.com.br/tarefa/6534431
brainly.com.br/tarefa/48528954
#SPJ2