Ed. Física, perguntado por stefworrab, 7 meses atrás

04 – REALIDADE DA MULHER NO ESPORTE Proibidas de competir nas olimpíadas da Grécia antiga, as mulheres só puderam iniciar sua trajetória olímpica na segunda edição das olimpíadas da era moderna em 1900. Observe o gráfico abaixo sobre o número de competidoras femininas em relação o número total de participantes em todas as edições das olimpíadas modernas. No gráfico observamos que o número de mulheres competindo nas olimpíadas é cada vez mais próximo do número de homens. Entretanto a igualdade está longe de ser alcançada. Marque abaixo os dois tópicos em que a igualdade entre homens e mulheres precisa ser alcançada no esporte.

a) voleibol e handebol.
b) esporte de lazer e ginástica.
c) ginástica ritmica e comentarista esportivo.
d) igualdade entre homens e mulheres precisa ser alcançada no esporte.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Day1805
88

Resposta:

Apesar do número de mulheres competindo nas olimpíadas ser cada vez mais próximo  do número de homens, a igualdade está longe de ser alcançada, como por exemplo, pouca visibilidade das esportistas mulheres na mídia e nos meios de comunicação e esportes mais ligados ao uso da força vinculados ao universo masculino, assim como posições de liderança e funções técnicas

 

O esporte como lazer também é vivenciado de formas distintas, no caso das mulheres, o lazer costuma ser visto como relacionado a atividades em família, ao lado das crianças e quase sempre restrito ao espaço doméstico. Para os homens, por outro lado, o lazer se relaciona com atividades destinadas à diversão e em locais públicos – como exemplo, a prática do futebol de domingo.

Espero ter ajudado, você pode retribuir avaliando essa resposta! :D

Bons estudos! <3o:


Day1805: exclui ai
stefworrab: obrigadaa!
Respondido por vchinchilla22
32

Dos tópicos em que a igualdade entre homens e mulheres precisa ser alcançada no esporte temos:

  • Pouca visibilidade de esportistas femininas na mídia e nos meios de comunicação.
  • Restrição às mulheres na prática de esportes associados ao uso da força.
  • Posições de liderança e funções técnicas.

O esporte é um dos sectores em que as mulheres são mais vetadas, não porque não o possam praticar normalmente, mas porque para uma mulher se poder dedicar profissionalmente necessitaria de um bom financiamento, tanto de entidades privadas como públicas e, até hoje, eles são praticamente inexistentes.

Ao longo da história, os esportes foram erroneamente associados à masculinidade.  Em muitas especialidades esportivas, as mulheres tiveram e têm que suportar adjetivos desqualificantes para a prática de esportes considerados adequados apenas para os homens por sua força e resistência, como futebol e rúgbi.

A mídia também é responsável pela desigualdade de gênero no setor esportivo.  Os dados mostram que pouco mais de 6% das informações esportivas têm as mulheres como protagonistas.

É importante reconhecer os esforços que têm sido feitos para mudar isso e integrar as mulheres ao mundo do esporte, criando esportes femininos, que lhes dão um espaço para a prática de uma série de modalidades esportivas.

Perguntas interessantes