04- Para qual processo é indicado a separação magnética?ciências
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. INTRODUÇÃO
O grupo ITAL & ITALINDUSTRIA é especializado em separadores magnéticos. Alguns são standard, mas a maioria deles é fabricado sob encomenda, a fim de atender específicas necessidades dos mais diversos tipos de indústrias.
A contaminação ferrosa é extremamente indesejável. Pedaços de ferros podem danificar o equipamento de maneira grave. Partículas ferrosas, mesmo que de pequenas dimensões, podem diminuir significativamente o valor pago pelo produto. A não utilização de equipamentos magnéticos para a separação de impurezas e purificação do produto fabricado traz prejuízos incalculáveis, seja por perda de receita (material vale menos) seja em manutenções corretivas. Não é à toa que, normalmente, a compra do “primeiro separador magnético” se dá após solicitação dos setores de qualidade ou de manutenção! A fim de tornar o texto menos massivo, optamos por “menor rigor técnico” e preferimos dar um caráter mais didático às explicações abaixo. Uma rápida leitura poderá ajudar muito na especificação do separador magnético. O assunto é vasto e “cada caso é um caso”. Tratá-lo de maneira didática é um desafio! A melhor maneira que encontramos para explicar a “separação magnética”, sempre baseados em nossa experiência adquirida desde 1961, foi dividir os sistemas magnéticos de separação quanto ao:
1.1 TIPOS DE SEPARAÇÃO
Separação Primária: captação de “grandes” pedaços de metais ferrosos com até 120Kg, trazidos para dentro das fábricas misturadas ao material principal (exemplos: cana de açúcar, minérios, sucatas).
Equipamentos: separadores suspensos, polias, tambores.
Separação Secundária ou Intermediária: a separação é feita no estágio inicial do processo de fabricação, antes do processamento. Capta pequenos pedaços de ferro que não foram atraídos ou separados no estágio anterior. Bits de metal, porcas, parafusos e ferramentas que já se encontravam no produto ou que caíram no fluxo de material passante.
Equipamentos: mesas magnéticas, grades, separadores, polias.
Separação Final: utilizados para controle de qualidade, antes do empacotamento ou área final de despacho, capturam pequenos contaminantes, resíduos ferrosos e paramagnéticos.
Equipamentos: grades, grades automáticas, filtros, tambores.
ATENÇÃO
A vigilância sanitária e outros órgãos de controle governamentais estão cada vez mais exigentes em relação ao percentual máximo de contaminação ferrosa contida em produtos alimentícios. Consulte bem os regulamentos e leis que tratam do assunto. Empresas exportadoras sofrem enormes prejuízos e perdem clientes por não “purificarem” bem o produto fabricado.
"FIQUE LIGADO"!
Contate-nos em caso de dúvidas!
1.2 LIMPEZA DAS PARTÍCULAS FERROSAS RETIDAS
Limpeza Manual: retirada das partículas ferrosas (ou pedaços de ferro) retidos pelo separador é feita manualmente, de maneira periódica. Dependendo da contaminação existente, da periculosidade da operação, do custo da mão de obra, da responsabilidade da aplicação e de outros fatores, a limpeza pode ou deve ser automatizada;
Limpeza Automática: retirada do material retido é feita automaticamente, sem a interferência humana.
1.3 CAMPO MAGNÉTICO
Separadores Eletromagnéticos: O “campo magnético” é gerado por uma bobina eletromagnética. Dependendo do porte do equipamento devem possuir sistema de refrigeração.
Separadores Magnéticos ou Separadores Magnéticos Permanentes: O “campo magnético” é gerado por ÍMÃS PERMANENTES.
De maneira geral, pode-se dizer que o campo magnético gerado pelas bobinas elétricas tem um alcance maior do que o gerado por meio de ímãs permanentes (em nossa linguagem: os separadores eletromagnéticos possuem maior profundidade de campo que os separadores magnéticos permanentes). Porém, com o desenvolvimento da tecnologia na fabricação e obtenção de ímãs cada vez mais “potentes”, os separadores magnéticos permanentes vêm substituindo os eletromagnéticos em inúmeras aplicações. Assim, é muito importante que nos consultem antes da definição do equipamento ideal para cada aplicação. Algumas das vantagens dos separadores magnéticos permanentes, construídos com ímãs, em relação aos separadores eletromagnéticos, são: