04. Observe abaixo a figura referente a transição do repouso para o exercício e as respostas metabólicas que ocorrem na sua fase de recuperação, e responda as questões “a, b e c” a seguir:
a)Explique o que acontece no início do exercício para a ocorrência do déficit de oxigênio.
b) Explique por que indivíduos treinados atingem o estado estável do consumo de oxigênio (VO2) mais rápido do que os indivíduos sem treinamento e, como consequência, apresentam um déficit de oxigênio menor.
c) Quais são os fatores que contribuem para o componente rápido e lento do consumo excessivo de oxigênio pós-esforço (EPOC).
Soluções para a tarefa
Resposta: letra B e C
Explicação:
B - Explique por que indivíduos treinados atingem o estado estável do consumo de oxigênio (VO2) mais rápido do que os indivíduos sem treinamento e, como consequência, apresentam um déficit de oxigênio menor.
Teoricamente, isso decorre de adaptações cardiovasculares e/ou musculares induzidas pelo treinamento de resistência.
Em termos práticos, isso significa que a produção aeróbia de ATP está ativa antes do início do exercício e acarreta uma produção menor de lactato e H+ no indivíduo treinado, em comparação ao indivíduo sem treinamento.
C - Quais são os fatores que contribuem para o componente rápido e lento do consumo excessivo de oxigênio pós-esforço (EPOC).
Ressíntese de ATP e de CP;
Remoção do lactato;
Restauração do dano tecidual;
Recuperação da frequência cardíaca;
Controle da temperatura corporal.
Após esta primeira hora, outros eventos fisiológicos ocorrem de maneira contínua e causam um impacto menor no consumo de oxigênio. São denominados efeitos lentos:
Efeitos de vários hormônios, como o cortisol, insulina, ACTH, hormônios da tireóide e GH;
Ressíntese de hemoglobina e mioglobina;
Aumento da respiração mitocondrial pelo aumento da concentração de norepinefrina;
Ressíntese de glicogênio e controle da temperatura.
Quanto a letra A) estou ainda a procurar