04.Leia os seguintes versos: "Mais claro e fino do que as finas pratas/O som da tua voz deliciava.../Na dolência velada das sonatas/Como um perfume a tudo perfumava./Era um som feito luz, eram volatas/Em lânguida espiral que iluminava,/Brancas sonoridades de cascatas.../Tanta harmonia melancolizava."(SOUZA, Cruz e. “Cristais”, in Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.) >>>>>>>AGORA INDIQUE TRÊS CARACTERÍSTICAS SIMBOLISTAS PRESENTES NESSE POEMA:
Soluções para a tarefa
Resposta:Sinestesia,aliteração,sugestão
"(...) Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto:
a) Sinestesia, aliteração, sugestão.
b) Clareza, perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia."
Olá, tudo bem?
Resposta:
Alternativa “a”
A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste em agrupar e reunir sensações originárias de diferentes órgãos do sentido: visão, tato, olfato, paladar e audição: “O som da tua voz deliciava...”.
A aliteração é a figura de linguagem que consiste na repetição de determinados elementos fônicos: no poema em questão, há a repetição dos sons consonantais do fonema /l/: “Era um som feito luz, eram volatas/Em lânguida espiral que iluminava”.
A sugestão é que tem o efeito de sugerir, estimular e inspirar é também uma das principais figuras de linguagem utilizadas pelos poetas simbolistas.