03 - Quais foram os países na América Latina que sofreram intervenção direta dos Estados Unidos entre 1898 e 1934?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ação imperialista dos EUA não é novidade perante o mundo, desde o século XIX, ainda no período das treze colônias, esse papel foi exercido em nome da “colonização heróica”. Através da doutrina do Destino Manifesto.
“Deus escolheu a América para que aqui se construísse a sede do paraíso terrestre, por isso, a causa da América será sempre justa e nada de mal jamais lhe será imputado. Os colonos são os verdadeiros herdeiros do povo eleito, pois prestavam a Santa Fé. Nossa missão é liderar os exércitos de luz em direção aos futuros milênios”[13] [grifo nosso]
Com a sua expansão territorial concluída, a nação americana começaria uma série de intervenções em vários países que se oponham ao seu projeto imperialista. Um sem-número de intervenções foram feitas na América Central e Latina. Quase todos os países dessa região sofreram intervenção americana ao longo de sua história. Alguns trazem as seqüelas até hoje. Em alguns casos essa intervenção aconteceu de forma direta, como na Nicarágua, onde os “marines” - grupo militar americano - ocupou o país entre 1909 e 1933.
No ano de 1933, os infantes da marinha norte-americana, finalmente, abandonaram o território nicaragüense. Segundo Amaru Portocarrero [14], este fato se explica pelos seguintes fatores: a impossibilidade de dominar o movimento guerrilheiro de Sandino; a conjuntura internacional (a pressão mundial e latino-americana contra a ocupação da Nicarágua, e a aproximação de uma guerra mundial que obrigava os Estados Unidos a resguardarem sua “zona de influência” latino-americana frente às pretensões expansionistas de outras potências imperiais, Alemanha e Japão especialmente); e, sobretudo, a existência, já, de um instrumento eficaz que facilitava o exército da dominação imperialista sem necessidade de uma ocupação direta - a Guarda Nacional, integrada por nicaragüenses, mas cuidadosamente estruturada por forças de ocupação.
Panamá, Honduras, Haiti, Guatemala, República Dominicana, Cuba, também sofreram intervenções dos EUA.
Durante o período da Guerra Fria, para impedir a expansão do socialismo aqui na América do Sul, financiaram uma série de ditaduras, no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, dentre outros. No Brasil, após um curto governo nacionalista, que tentou fazer uma tímida reforma agrária e algumas nacionalizações, foi organizado um golpe militar em 1964, também com participação e supervisão da CIA, do departamento de informação do Pentágono, da embaixada americana dos EUA, na figura do embaixador Lincon Gordon.[15]
Os americanos estavam preparados para agir, caso algo desse errado com os militares brasileiros. O embaixador e o presidente americano trocavam informações sobre o golpe brasileiro. O embaixador dissera a Kennedy que a hipótese de um golpe militar estava no baralho. Opunha-se à idéia de se pensar na deposição de Jango como estratégia, mas desejava ter a carta à mão. Tiveram o seguinte diálogo:
“[Gordon] - Creio que uma de nossas tarefas mais importantes consiste em fortalecer a espinha militar. É preciso deixar claro, porém com discrição, que não somos necessariamente hostis a qualquer tipo de ação militar, contanto que fique claro o motivo.
- Contra a esquerda - cortou Kennedy
- Ele está entregando o país aos ...
- Comunistas - completou o presidente.”[16]
A atuação da CIA ajudou também a tirar do governo chileno o presidente Salvador Allende, em 1973, instalando no seu lugar o general Augusto Pinochet, que comandou o país de forma ditatorial até 1990, instalando uma das piores ditaduras na América.
Esse exemplo demonstra bem, como os EUA fazem os seus jogos políticos para manter sua hegemonia na região. A expansão territorial americana pode ter acabado, mas a intervenção em outros territórios continua. Essas intervenções encontram suas raízes nas ideologias que justificavam sua expansão no século XIX. E o resultado influência ainda hoje a geopolítica mundial.
Espero ter ajudado
Resposta:
R: méxico ,nicarágua , parama , cuba , venezuela , porto rico , haiti republica dominicana
Explicação: