História, perguntado por geracaohomensdevalor, 6 meses atrás

03.“A rarefação do poder público em nosso país contribuiu muito para preservar a ascendência dos ‘coronéis’, já que, por esse motivo, estão em condições de exercer, extraoficialmente, grande número de funções do Estado em relação aos seus dependentes”.(Victor Nunes Leal. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1975, p.42).Sobre o voto e a participação política na Primeira República, assinale a alternativa correta.
10 pontos
a) Com a proclamação da República em 1889, o voto deixou de ser visto como uma moeda de troca pela população, a qual passou a participar mais ativamente da vida política do país exercendo a cidadania.
b) A Constituição de 1891 garantia o amplo direito de voto a todos os brasileiros maiores de 21 anos, inclusive aos analfabetos.
c) Com a federalização do Brasil, os latifundiários perderam seu espaço político para a classe média urbana, a qual era composta majoritariamente por profissionais liberais.
d) O coronelismo pode ser definido como um conjunto de práticas políticas caracterizadas pela base familiar e rural, pelo voto de cabresto e pelo fisiologismo.
e) A continuidade do sistema oligárquico na primeira república engendrou um processo político marcado pela democratização, na medida em que diferentes grupos e partidos políticos se revezavam no poder.

Soluções para a tarefa

Respondido por vallentynnah
9

Resposta:

letra: d)

Explicação:

Perguntas interessantes