02)Sobre as periodizações históricas, pode-se afirmar que foram feitas com certo grau de arbitrariedade, favorecendo acontecimentos europeus como marcos para determinar períodos (isso marca a parte subjetiva do historiador, perdendo, de certo modo, a objetividade). A partir dessa afirmação, responda:
a)Por que as periodizações históricas não denotam fatos da história africana (a partir do Egito)? Justifique.
b)Por mais que o historiador busque a imparcialidade e a objetividade, sabe-se que ele, assim como qualquer outro intelectual, é um ser subjetivo. De que modo a microhistória tem sido utilizada como método para lidar com essa dualidade entre objetividade/subjetividade? Entre mito/”verdade”?
c)Qual a importância da África/Ásia para o avanço do conhecimento/da história do Ocidente? Explique.
OBS: PESQUISA (colocar as fontes de onde tirou a informação).
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
a) A prática de estudar história surgiu em Roma, e os historiadores tinham um grande preconceito com a África, pelo fato deles se acharem superiores, porém eles reconheciam que o Egito tinha um grande conhecimento principalmente nas áreas da matemática e da astrologia, por isso criaram a expressão "oriente próximo" quando iam se referir a o Egito. E a mesma coisa a respeito da Ásia.
b)Porque quando dividimos a história em pedaços menores, fica possível estudá-la de forma mais cuidadosa, sendo possível se aprofundar na forma de viver do povo, no sistema político, entre outros aspectos. Assim os historiadores podem chegar o mais próximo da "verdade absoluta".
coelhomiguel160:
a informação foi dos PDFs que o professor mandou
Perguntas interessantes