02 - Responda às questões a seguir. a) O poema é construído a partir da ideia da escolha. Qual é a palavra que introduz essa ideia entre um e outro elemento? b) Nos versos “Ou se calça a luva e não se põe o anel,/ou se põe o anel e não se calça a luva!”. A palavra e estabelece entre as orações uma relação de adição ou de oposição? Justifique. c) Observe o emprego da palavra mas no verso “Mas não consegui entender ainda”. - No poema, ela se relaciona com alguma palavra, especificamente, ou com a situação, isto é, com tudo o que foi dito anteriormente no texto? Justifique. - Qual é o papel da conjunção mas no poema? d) O poema apresenta reflexões sobre as escolhas que cada um de nós tem de fazer a todo instante na vida. - Qual conjunção foi empregada no poema para transmitir a ideia de que viver é fazer escolhas, sendo que uma escolha se opõe a outra e, por isso, só é possível ficar com uma das opções? - Que versos do poema expressam o desejo que o eu lírico tem de reunir as duas opções, sem ter de abandonar uma delas? e) Você concorda com a ideia de que viver é a arte de fazer escolhas? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O papel da conjunção mas é indicar oposição ou ideia contrária a que foi exposta no poema.
Basicamente, essa conjunção é responsável por ligar duas orações, só que não dentro da mesma ideia ou linha de raciocínio. Desse modo, falamos que a conjunção mas é usada para manifestar oposição em um determinado discurso.
Dessa forma, a conjunção mas é usada para expressar sentido adversativo (ou contrário).
Se tem alguém capaz de alcançar a vitória, esse alguém é você!
a) A palavra que introduz a ideia da escolha entre um elemento ou outro á a conjunção "ou".
A conjunção "ou" é uma conjunção alternativa, ou seja, é uma conjunção utilizada para enumerar duas opções, dois caminhos, duas hipóteses, ou seja lá o que for.
b) Nos versos referidos, a palavra "e" estabelece entre as orações uma relação de adição, pois a palavra "e" é uma conjunção aditiva, isto é, faz a ligação de dois termos presentes em uma mesma oração de modo que se somem.
c) O papel da conjunção "mas" no poema é contrastar as ideias apresentadas até o momento da conclusão final. Ela possui relação com o que é dito anteriormente no texto.
Resumidamente, "mas" significa oposição, ou seja, é um termo usado para indicar que uma ideia contrária da que vinha sendo abordada será enunciada.
d) A conjunção que foi empregada no poema para transmitir a ideia de que viver é fazer escolhas foi a conjunção "ou".
Os versos do poema que expressam o desejo do eu lírico em reunir as duas opções, sem ter que abandonar uma delas, são: "É uma grande pena que não se possa/ estar ao mesmo tempo em dois lugares"
e) Essa é uma resposta individual. A minha ideia é de que sim, a vida sempre possui vários caminhos a se percorrer no decorrer da mesma, e é essencial que saibamos fazer as nossas escolhas da maneira correta.
Veja mais sobre conjunção em:
https://brainly.com.br/tarefa/38108447