Filosofia, perguntado por Giogr, 8 meses atrás

02) Leia estes trechos:
TRECHO 1Renunciar à liberdade é renunciar à qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e até aos próprios deveres. Não há recompensa possível para quem a tudo renuncia. Tal renúncia não se compadece com a natureza do homem, e destituir-se voluntariamente de toda e qualquer liberdade equivale a excluir a moralidade de suas ações. Enfim, é uma inútil e contraditória convenção a que, de um lado, estipula uma autoridade absoluta, e, de outro, uma obediência sem limites. Não está claro que não se tem compromisso algum com aqueles de quem se tem o direito de tudo exigir? E essa condição única, sem equivalente, sem compensação, não levará à nulidade do ato? Pois que direito meu escravo terá contra mim, desde que tudo que possui me pertence e desde que, sendo meu o seu direito, esse direito meu contra mim mesmo passa a constituir uma palavra sem qualquer sentido? TRECHO 2“Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes”. Esse, o problema fundamental cuja solução o contrato social oferece. ROUSSEAU, J.-J. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Livro primeiro. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 27 e 32. Nos trechos 1 e 2, acima transcritos refere-se, respectivamente, à escravidão e ao estado civil. Tomando como referência esses dois contextos, REDIJA um pequeno texto, respondendo a questão: Obedecer é renunciar à liberdade?

Soluções para a tarefa

Respondido por paulo1012111319
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Resposta:

De acordo com Rousseau, o poder que o senhor tem sobre o escravo se resume à força, e ela não legitima a obediência.  

Em seu estado de natureza, o homem, para defender sua liberdade, possui tão somente a sua própria força, portanto, diante de alguém mais forte que o submete, ele não tem outra escolha, a não ser obedecer.  

  Buscando uma forma de legitimar o direito e o dever, Rousseau diz que se cada indivíduo aliena a si mesmo e tudo o que tem a todos, cada um obedecerá a si mesmo, pois, a alienação de tudo não foi feita a uma pessoa ou a um grupo particular, mas sim a um corpo político que se forma no ato da alienação por todas as vontades particulares que neste mesmo ato torna-se a vontade geral.

Explicação: o máximo q consegui resumir..

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