02. (EEAR) Uma esfera homogênea de massa m, considerada um ponto material, é colocada perfeitamente na extremidade A de uma barra, também homogênea, de peso igual a 20 N e comprimento de 80 cm. Sendo que do ponto O até a extremidade B tem-se 60 cm. Qual deve ser o valor, em kg, da massa m da esfera para que a barra seja mantida na horizontal e em equilíbrio estático? Adote o modulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O ponto O seria o polo da barra , então se O até B tem 60 cm de até O tem 20 cm , o peso da barra fica no meio da barra dividindo o comprimento ao meio então o peso da barr até A tem-se 40 cm e do peso da barra até B tem-se 40 cm , logo o peso da barra até o polo se resulta 20 cm
M = F.D
Mesfera = Mbarra
M.10.20= 20.20
200 M = 400
M = 400/200
M = 2 kg
Lembrando que a medida deve-se em METROS , eu fiz em CM P/ facilitar a compreensão
A massa da esfera é de 2 kg.
Nesta questão é apresentado que duas esferas encontra-se em uma barra que permanece em equilíbrio estático, pergunta-se qual o valor da massa de uma esfera.
Para determinarmos o valor da massa dessa esfera devemos aplicar o teorema de momento, que diz que a somatório de momento em um ponto é igual a 0. O momento pode ser calculado através da fórmula , onde "M" é o momento da força, "F" a força e "d" a distância da força até o ponto adotado.
Calculando o momento no ponto O temos:
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7844718