Biologia, perguntado por jacquelinedecarvalho, 9 meses atrás

02) [...] "A Leishmaniose Visceral e transmitida por meio da picada de insetos conhecidos
são pequenos e tem como caracteristicas a coloração amarelada ou cor de palha e, em posição
popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos
de repouso, suas asas permanecem retas e semiabertas."
Por que a situação citada no texto se refere a uma forma de transmissão indireta? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por 3691abril
2

Resposta:

Porque é necessário um outro ser vivo (inseto da Leishmaniose, conhecido também por flebótomo) para que a doença se propague. Alguém infetado com Leishmaniose não conhece transmitir a outro, só com intermediário do inseto.

Já agora, acrescento que a Leishmaniose é uma doença muito comum no Mediterrâneo, que geralmente infeta cães, mas também é habitual existirem humanos infetados. É de longa incubação, demorando entre 6 meses a 3 anos até aparecerem os primeiros sintomas (normalmente, é entre 1 ano e meio a 2 anos). A sua evolução também é longa, começando por provocar queda do cabelo ou do pelo. Mais tarde, causa problemas musculares, podendo o infetado deixar de conseguir andar. Numa fase mais avançada, geralmente 1 semana antes da morte, o paciente fica cego, surdo, sem paladar, não come, não se mexe, tem diarreia e vomita constantemente, tendo muitas dores, e ocorrendo a morte quando a circulação é afetada. A cura foi descoberta recentemente, mas envolve muitos tratamentos e não há certeza de que seja eficaz, além de custar muitos milhares de euros (até há artistas, ricos, e famosos, que fazem pedidos para a angariação de fundos para salvar alguém da sua família, ou o seu animal de estimação). A morte, por norma, ocorre mais ou menos 2 a 3 anos após o aparecimento dos primeiros sintomas. Só é possível a transmissão de humano para humano, ou de cão para cão, por transfusões de sangue contaminado, ou no caso dos dois indivíduos terem ambos feridas muito profundas, e os sangues entrem em contacto.

Eu vivo em Portugal, e é muito comum as pessoas que perdem os seus cães por causa da Leishmaniose. Eu próprio perdi o meu. Geralmente, por o tratamento ser tão caro, que nem as celebridades conseguem pagar, os veterinários optam por abater os animais. Relativamente às pessoas, os médicos geralmente não contam isto às famílias, mantendo os doentes internados até morrerem naturalmente.

Espero ter ajudado. Se me quiseres perguntar alguma coisa, escreve nos comentários que eu respondo, está bem?


jacquelinedecarvalho: nossa muito obrigado ajudou muito
3691abril: De nada. Se tiveres alguma pergunta, escreve aqui que eu respondo, sim?
Perguntas interessantes