02) A divisão em regiões econômicas é uma proposta de estudo do espaço brasileiro em três grandes unidades territoriais. Referindo-se aos complexos regionais brasileiros, pode-se afirmar que:
I- O Nordeste representa uma área de repulsão populacional desde o fim do século XIX, gerando migrantes para as demais regiões. II - A Amazônia, em função de sua grande superficie e baixa ocupação demográfica, não apresenta áreas de conflitos fundiários.
III - A Zona da Mata nordestina constitui uma área de transição entre o Norte e o Centro-Oeste, cuja economia se baseia no extrativismo vegetal e na agricultura.
a) I e I.
b) l e lII.
c) I.
d) II e lI.
e) III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
O nordeste devido as precárias condições de vida, gera imigrantes para outras regiões.
Sobre a proposta de divisão econômica em três grandes unidades territoriais está correta a alternativa: “I- O Nordeste representa uma área de repulsão populacional desde o fim do século XIX, gerando migrantes para as demais regiões. ” (alternativa c).
A alternativa II está incorreta porque os conflitos pela posse da terra são comuns na região da Amazônica e estão relacionados a fatores como a disputas de terras indígenas, áreas de garimpo, exploração madereira de terras protegidas por lei, expansão da fronteira agrícola e outros fatores.
A alternativa III está incorreta porque a Zona da Mata uma sub-região do Nordeste e não é uma área de transição entre as regiões Norte e Centro-oeste. Trata-se de uma extensa faixa de terras presente ao longo do litoral nordestino e não possui relação direta com a divisão do território em complexos regionais.
A divisão do Brasil em Complexos Regionais
Esta proposta de divisão regional do Brasil, divide o território entre em três áreas denominadas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Ela foi proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger (1964) que utilizou as características econômicas para a divisão do espaço.
Esta divisão regional não se baseia nos limites dos estados como acontece na regionalização do IBGE. Sendo assim áreas do norte de Minas Gerais estão presentes na região Nordeste porque apresenta características socioeconômicas mais semelhantes a esta região.
O mesmo ocorre com áreas do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão que nesta regionalização pertencem à Amazônia.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as divisão do Brasil em regiões econômicas em: https://brainly.com.br/tarefa/34350431