014
[Segundo Calvino] Não trabalhar significa não prestar homenagem a Deus. Somente razões imperativas como a doença podem impedir alguém de trabalhar, mas optar por não trabalhar ou não fazer de tudo para encontrar um trabalho, é moralmente condenável. O ócio, assim como a preguiça, não são desejados por Deus e “o mais importante é que o trabalho constitui, antes de mais nada, a própria finalidade da vida".
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967, p. 113.
O texto em análise discorre sobre a ideologia protestante, que teria influenciado o processo de industrialização na Inglaterra. No trecho é possível verificar o(a)
A
associação do trabalho a um dever sagrado e uma forma de fugir dos desvios morais.
B
ideal calvinista de que a vida deve ser aproveitada ao máximo, em todos os seus aspectos.
C
condenação do lucro como um pecado grave, que deve ser evitado por meio da dedicação exclusiva ao trabalho.
D
separação entre trabalho e religiosidade, mostrando que as crenças das pessoas não afetam a produtividade do capital.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
Além da predestinação, os calvinistas acreditam que o trabalho deve ser valorizado como um dom de Deus, os bons costumes devem ser seguidos rigorosamente, e o indivíduo pode ter uma relação própria com Deus, sem intermediários.
Entre outras idéias, o pensamento calvinista defendia princípios morais bastante rígidos e via no trabalho e na poupança duas virtudes a serem valorizadas pelo verdadeiro cristão. A valorização do trabalho e a contenção dos lucros foram princípios que atraiam vários representantes da burguesia suíça.
Durante a Revolução Inglesa, o calvinismo teve papel importante, pois os burgueses que lutaram contra os reis absolutistas não admitiram a proibição das práticas religiosas imposta pela Coroa. Atualmente, o calvinismo se encontra presente em vários países ao redor do mundo. No Brasil, a doutrina chegou no período colonial, mas só se expandiu no final do século XIX, com a Proclamação da República e a garantia da liberdade religiosa.
Resposta:
A
associação do trabalho a um dever sagrado e uma forma de fugir dos desvios morais.
Explicação:
simulado anglo