01. (UNICAMP - 2014) Considerando os Blocos Econômicos, a União Europeia (27 países em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os países individualmente, a China vem se destacando, desde 2009, como o principal destino das exportações brasileiras: em 2005 era o terceiro importador brasileiro, atrás da Alemanha (1o) e dos EUA (2o). Outro destaque importante das relações comerciais do Brasil é a Argentina: nos últimos dez anos, o valor das exportações para esse país saltou de US$ 5 bilhões para US$ 23 bilhões.
a) Quais são os principais produtos que o Brasil exporta para a China? b) Fator Agregado é um conceito que agrupa os produtos exportados em três categorias: básicos, semimanufaturados e manufaturados. Considerando o Fator Agregado, qual é a categoria de produtos que o Brasil mais exporta para a Argentina e que contexto institucional tem permitido avançar numa melhor integração com os vizinhos brasileiros da América do Sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Produtos industrializados e matéria-prima
b) Produtos manufaturados.
Explicação:
Boa sorte ai
Resposta:
a) Os principais produtos que o Brasil exporta para a China são as commodities minerais (caso do minério de ferro) e agrícola (caso da soja).
b) A categoria de produtos que o Brasil mais exporta para a Argentina é a dos manufaturados. O contexto institucional é o do Mercosul, instituição que tem permitido maior comércio entre os países membros plenos (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e países membros associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru; Guiana e Suriname estão em processo de adesão). A TEC (Tarifa Externa Comum) tem o objetivo de ativar maior circulação de mercadorias e serviços, buscando adequar as tarifas entre os países.
Explicação: