01. (UNESP - adaptada) Bossa nova é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto basta ser tão simplesmente: simpático, risonho, original. Depois desfrutar da maravilha de ser o presidente do Brasil, voar da Velha cap pra Brasília, ver Alvorada e voar de volta ao Rio.
Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.
A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a: *
a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
b) recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.
c) crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
d) rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.
02. (UNICENTRO - adaptada) Leia a letra da canção a seguir. “Pois Doutô dos vinte estado / Temos oito sem cumê / Veja bem, quase a metade / Do Brasil, ta sem cumê / Dê serviço a nosso povo / Encha os rios de barrage / Dê cumida a preço bom / Não esqueça a açudage / Livre assim nóis da esmola / Que no fim dessa estiage / Lhe pagamo até os juru / Sem gastar nossa corage.”
A canção Vozes da Seca, produzida no início da década de 1960 por Luis Gonzaga e Zé Dantas, refere-se à vida rural brasileira. Com base na letra da música e nos conhecimentos sobre o período, é correto afirmar: *
a) O governo Juscelino Kubitschek, por meio do Plano de Metas, privilegiou a agricultura e promoveu uma redistribuição da propriedade fundiária.
b) A maioria dos nordestinos que migrou para os grandes centros urbanos fugindo da seca, conseguiu, através do trabalho, crescer economicamente e galgar posições importantes na política nacional.
c) Com o aumento da importância do setor rural na economia brasileira no período JK, os trabalhadores que permaneceram no campo foram incorporados à modernização em função de uma redefinição das suas relações de trabalho.
d) Movimento que já vinha ocorrendo com intensidade desde 1945, a transferência de população rural para as áreas urbanas ganhou grande importância na Era JK.
03. (UNIPAR) Nos anos 50, Juscelino Kubitschek simbolizou uma época de otimismo e prosperidade que foi sentida em todas as esferas da sociedade, inclusive na música, fazendo surgir um gênero musical marcado pela leveza das letras e pela harmonia de sua melodia. O gênero musical a que estamos nos referindo e um dos seus principais expoentes são: *
a) a música orquestrada de Villa-Lobos
b) a Bossa Nova de João Gilberto.
c) a Tropicália de Caetano Veloso.
d) a Jovem Guarda de Roberto Carlos.
04. (UEL) O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por uma imagem de otimismo e de crescimento econômico. Sobre este período de mudanças, é correto afirmar: *
a) O governo JK concedeu incentivos à indústria nacional, que se tornou competitiva em relação aos setores internacionais vinculados aos ramos automobilístico, farmacêutico e de eletrodomésticos.
b) O ambiente cultural foi afetado pela euforia desenvolvimentista, possibilitando o surgimento de vanguardas artísticas como a Bossa Nova e o Cinema Novo.
c) O período foi marcado pela divergência política entre o PSD e o PTB, o que contribuiu para o quadro de instabilidade política e crescente disputa pelo controle dos Ministérios.
d) A Política Industrial implementada por Juscelino diminuiu a dependência brasileira do capital internacional e consolidou as bases do desenvolvimento autossustentável.
05. (PUCCamp) Ainda que Brasília, ao ser inaugurada, tenha sido celebrada como a “meta-síntese” do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, e aclamada por seu projeto arquitetônico moderno e arrojado, também foi alvo de críticas e polêmicas uma vez que *
a) os candangos, assim chamados os operários que trabalharam na construção de Brasília, fizeram grandes protestos na festa de inauguração, denunciando as péssimas condições de vida e de trabalho a que haviam sido submetidos nos anos que duraram as obras.
b) os gastos com as obras extrapolaram o orçamento previsto, sendo necessários empréstimos externos complementares, além disso, o aumento da inflação e algumas denúncias de corrupção no governo foram associados, pela oposição, à construção de Brasília.
c) a rápida transferência da capital federal, até então situada no Rio de Janeiro, foi recebida com muita resistência pelos funcionários públicos que se recusaram a se mudar imediatamente para Goiás e protagonizaram a mais longa greve dessa categoria
d) a falta de estradas, cuja construção não havia sido prevista, o clima árido e as muitas dificuldades de comunicação dificultaram a ocupação urbana, ficando a cidade, após inaugurada, praticamente despovoada por um extenso período
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
1) A - representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
2) D - Movimento que já vinha ocorrendo com intensidade desde 1945, a transferência de população rural para as áreas urbanas ganhou grande importância na Era JK.
só sei essas kk
Perguntas interessantes