Filosofia, perguntado por crhome80, 9 meses atrás

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.” Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa:
b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista.
a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível.
e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra.
c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.
d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.

02) A Estética, como área de investigação autônoma da Filosofia, distingue-se como tal pelos seus objetos de pesquisa, suas perguntas, problemáticas e métodos específicos. A esse respeito, marque a alternativa que NÃO corresponda a uma caracterização da estética filosófica.
d) "A estética filosófica não é uma teoria do Belo e da Arte porque objetos que não são artísticos e nem belos podem proporcionar uma experiência estética, ou seja, ser possuidores de qualidades estéticas".
a) "Existe uma estética não-filosófica, que se diferencia da filosófica menos por seus objetos e mais por seus métodos".
e) "Caracterizar a estética como teoria do conhecimento sensitivo é, por um lado, ampliar demais o seu escopo, vez que o conhecimento sensitivo abrange áreas que não pertencem à estética; por outro lado, é uma caracterização estreita, porque a estética filosófica abrange objetos que não pertencem à percepção sensitiva".
b) "Os objetos da estética filosófica podem ser não apenas coisas, mas também acontecimentos, situações, qualidades, sentimentos, dentre outros".
c) "A estética filosófica é a teoria da Arte, do Belo e do conhecimento sensitivo".

03) A noção de estética, quando formulada e desenvolvida nos séculos XVIII e XIX, concebia as artes como belas-artes e pressupunha que: 1. A arte é uma atividade humana dependente da política, visto que a sua finalidade é servir os grupos economicamente dominantes e dirigentes, isto é, aqueles que podem pagar pelas obras de arte2. A arte é produto da experiência sensorial ou perceptiva (sensibilidade), da imaginação e da inspiração do artista como criador autônomo ou livre3. A finalidade da arte é desinteressada (não utilitária) ou contemplativa. Em outras palavras, a obra de arte não está a serviço do culto, nem da prática moral das virtudes, assim como não está destinada a produzir objetos de uso e de consumo, e sim a propiciar a contemplação da beleza4. O belo é diferente do bom e do verdadeiro. O bem é objeto da ética; a verdade, objeto da ciência e da metafísica; e a beleza, o objeto próprio da estética Estão corretas apenas as afirmativas:
a) 1, 3 e 4.
b) 1, 2 e 3.
c) 2, 3 e 4.
d) 3 e 4 .
e) 2 e 4

Ao falarmos sobre estética mencionamos sobre o feio. Marque a opção que o conceitua.
a) Não existe o feio na arte, pois o feio é a obra mal feita, ou seja, que não correspondeu plenamente a sua proposta e sendo assim não é arte.
b) O feio existe sim na arte de forma subjetiva.
c) Existem muitas obras de arte feias.
d) Todas as alternativas correspondem ao conceito de feio na estética.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

5- Complete as lacunas de acordo com as opções abaixo:A experiência estética é a experiência da presença tanto do ______________ estético como do sujeito que o percebe. Nenhum argumento racional ou conjunto de regras poderá nos convencer de que um objeto é belo se não pudermos percebê-lo por nós____________, se não estivermos frente a frente com______________.
a) Objeto, mesmos, ele;
b) Gosto, mesmos, ele;
c) Belo, a sós, objeto;
d) Escuro, e os outros, ele;
e) Medo, mesmos, sono.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusballessilva
21

                                                                            ✅

Resposta:

1) c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.

2) c) "A estética filosófica é a teoria da Arte, do Belo e do conhecimento sensitivo".

3) c) 2, 3 e 4.

4) b) O feio existe sim na arte de forma subjetiva.

5) a) Objeto, mesmos, ele;

                                                                                                                               

Confirmado Pelos Professores do Google ClassRoom:

obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra c) para a 1., letra c) para a 2., letra c) para a 3., letra b) para a 4., letra a) para a 5., como da para ver nas imagens:

Espero ter ajudado!!

Anexos:

viniciusballessilva: Essa com certeza foi a maior resposta que eu já dei no Brainly, chega a doer um pouco a cabeça, Nunca respondi uma pergunta tão grande..
Respondido por microsoftedge12
3

Resposta:

1c, 2c, 3c, 4b, 5a

Explicação:

Perguntas interessantes