01.(UFSE/2002) As Revoluções Inglesas do século XVII representaram um marco na vida européia. Analise as proposições abaixo.
00. Pela primeira vez a burguesia ascendeu ao poder e lançou as bases para a consolidação de sua própria ordem, responsável pela hegemonia do Parlamento que permanece até hoje.
11. Desde sua origem a burguesia centrava seus interesses nas atividades comerciais.
22. O estímulo ao comércio e à indústria no governo de Carlos II reduziu os atritos entre o rei e o Parlamento, o que favoreceu a ascensão da pequena burguesia ao poder. 33. Expressou em todos os seus momentos (Revolução Puritana, Revolução Gloriosa) a disputa pelo poder entre os reis Stuarts e o Parlamento.
44. A presença de uma mentalidade feudal nas classes média e urbana, visando a manutenção das estruturas comunais, acelerou o processo revolucionário que culminou em 1689.
02. - (UnB DF/1995) Leia o texto que se segue. “O povo da Inglaterra significa todos os habitantes deste país, todos eles, homens e mulheres, ricos e pobres. As coisas não eram, porém tão simples assim no século XVII. Pouquíssimos, na verdade, que usavam a palavra “povo” incluíam todos os habitantes.” C. Hill, Os pobres e o povo na Inglaterra do século XVII. Sobre as idéias de povo e de participação política, julgue os seguintes itens. 00. John Locke, pensador do século XVII, ao se referir ao povo e á política, incluía no conceito de povo apenas os indivíduos que eram proprietários. Os pobres, portanto, não tinham acesso á participação política. 01. Durante a Revolução Inglesa do século XVII, nenhuma das facções em luta elaborou propostas que incluíam a participação política das camadas sociais mais baixas. 02. No que se refere à participação política, o conceito de povo começou a se dilatar a partir do século XIX até incluir, no século XX, com o sufrágio universal, os pobres e as mulheres. 03. A grande inovação do liberalismo clássico, que surgiu na Inglaterra durante o século XVII, foi criticar o absolutismo e defender a participação de todos os habitantes nas decisões políticas.
03(UFMG/2001) O século XVII é decisivo na história da Inglaterra. … a época em que a Idade Média chega ao fim. HILL, Christopher. O eleito de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 13. Considerando-se que o marco tradicional do final da Idade Média é o século XV, tal afirmação sobre esse período da história inglesa justifica-se em razão da:
a) derrota da Igreja Católica, com a ascensão do anglicanismo e sua adoção como religião oficial do Estado.
b) instauração da república liberal e presidencialista, que se consolidou no poder, apesar da oposição monárquica.
c) unificação da Inglaterra que, sob um monarca absoluto, superou a fragmentação política feudal.
d) vitória da Revolução Inglesa, que aboliu direitos feudais e submeteu o rei ao poder do Parlamento
04.(UFSCAR SP/2000) As revoluções contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da história moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenças entre as revoluções francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.
a) Na França, a oposição ao absolutismo implicou, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.
b) A revolução inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbítrio real, expressos por documentos escritos que remontavam à Idade Média.
c) A revolução inglesa, ao contrário da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre facções religiosas.
d) A luta contra o absolutismo na França distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violência e execução do monarca absolutista.
e) A revolução francesa removeu os obstáculos impostos à economia pelo antigo regime, industrializando o país no século XVIII; na Inglaterra, ao contrário, a revolução conteve o crescimento econômico
Soluções para a tarefa
1 – 11. Desde sua origem a burguesia centrava seus interesses nas atividades comerciais.
As Revoluções Inglesas ocorridas durante o século XVII foi um marco na vida da Europa, assim como, a ascensão da burguesia ao poder visando seus interesses comerciais.
2 – 02. No que se refere à participação política, o conceito de povo começou a se dilatar a partir do século XIX até incluir, no século XX, com o sufrágio universal, os pobres e as mulheres.
Durante as revoluções ocorridas na Europa, a totalidade dos povos não era incluída, os interesses eram somente dos nobres e burgueses. Somente com o denominado sufrágio universal que a maioria do povo passou a ser incluído.
3 – d) vitória da Revolução Inglesa, que aboliu direitos feudais e submeteu o rei ao poder do Parlamento.
No século XVII, a história inglesa foi marcada pela revolução responsável por abolir os direitos feudais e levar o rei ao parlamento.
4 – a) Na França, a oposição ao absolutismo implicou, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.
Uma das diferenças entre as revoluções francesa e inglesa foi que na França houve o predomínio do absolutismo e na Inglaterra, da República.
Bons estudos!