01. Qual o assunto tratado na canção? 02. Por que o eu-lírico resolve mudar de postura em relação às pessoas? 03. Em quais versos houve o uso da linguagem informal? Transcreva-os abaixo. 04. Releia os trechos e indique o efeito de sentido decorrente do uso das conjunções em destaque. a) “Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...” b) “Se você tem boca, aprende a usar...” c) “É bruto, mas é com carin...” 4 d) “Sei do meu valor e a cotação é dólar”SOBRE A MÚSICA DONA DE MIM DA IZA
Soluções para a tarefa
1. A canção "Dona de Mim" fala sobre o empoderamento da mulher, quando ela começa a ser dona das próprias ações.
A música de Iza apresenta também como a mulher precisou superar diferentes obstáculos para almejar uma vida mais tranquila. Fala sobre a busca pela felicidade, mesmo em momentos difíceis.
Isto fica claro em trechos como:
"Já chorei mares e rios Mas não afogo não (...)"
"Deus me fez assim Dona de mim Deixo a minha fé guiar Sei que um dia chego lá (...)"
2. O eu lírico resolve que ela é a dona da própria vida, que não importa a opinião alheia, pois a vida é dela.
3. A linguagem informal fica presente em "a vida é louca, mano".
A linguagem informal é caracterizada pelo uso descontraído da língua, com forte presença de gírias, como por exemplo "louca, mano", algo que é comum no dia a dia.
4. A- A conjunção "porque" foi usada para explicar como a vida é. Tem o objetivo de apresentar um motivo, uma razão da vida ser assim.
B- A conjunção "se" foi utilizada para apresentar uma condição. Portanto, se você tem boca, passa a usar.
C- O uso do "mas" é para apresentar a ideia de oposição, de contrariedade. Ou seja, ao mesmo tempo que é "bruto", também tem carinho.
D. O "e" foi usado para transmitir ideia de soma, de que algo foi acrescentado.
Abraços!
1) Na canção "Dona de mim", da cantora Iza, é apresentado um eu lírico feminino que cansa de se calar. Esse eu poético resolve ser dono de si, isto é, dirigir a sua própria vida.
Dessa forma, podemos afirmar que há a temática do empoderamento feminino nesta música, pois o eu lírico feminino decidir direcionar as próprias ações.
Estes versos da música de Iza confirmam o que foi escrito: "Já chorei mares e rios Mas não afogo não (...)", "Já não me importa a sua opinião/ O seu conceito não altera a minha visão" e "Já chorei mares e rios /Mas não afogo não (...)". Isso indica uma atitude de superação, mesmo em momentos difíceis.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/30385763
2. O eu lírico resolve mudar de postura em relação às pessoas porque percebe que é a dono da própria vida e, portanto, deve direcioná-la.
Na canção, há versos que indicam um sofrimento anterior da moça. Isso pode ser percebido em : "Já chorei mares e rios" e "Mas não afogo, não". Esses versos apontam que, após tanto sofrimento, ela continua lutando. Essa atitude de resiliência é parte de uma atitude pautada no empoderamento feminino. Como o próprio eu poético feminino diz, é sempre possível 'dar um jeitinho', pois fez com que a mulher retratada na canção 'fosse dona de si'.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/5441789
3. A linguagem informal está presente em vários trechos, como estes: "a vida é louca, mano" e "Me perdi pelo caminho/Mas não paro, não".
Dizemos que a linguagem é informal, quando não há um monitoramento em relação à variedade utilizada. Em situações informais, como em conversas com amigos e familiares, costumamos agir com mais informalidade e isso é traduzido pela linguagem. Nesses casos, é comum o uso de marcas de oralidade e gírias, por exemplo.
Nos trechos que exemplificam a informalidade do texto, podemos citar uso de gíria em "mano" e marca de oralidade no uso de pronome oblíquo átono para iniciar frases, como ocorre em : "Me perdi pelo caminho".
LINK:https://brainly.com.br/tarefa/20719017
4)
a) "Porque" indica explicação, ou seja, é uma justificativa do que aparece no item anterior.
Poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido por estas conjunções: "que", "pois", "visto que" e "já que", por exemplo.
b) "Se" indica condição, ou seja, só ocorrerá o que foi dito se a condição for satisfeita.
Poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido por estas conjunções: "caso", "salvo se", "desde que" e "a menos que", por exemplo.
c) "Mas" indica adversidade, isto é, uma oposição de ideias.
Poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido por estas conjunções: "porém", "todavia", "entretanto" e "contudo", por exemplo.
b) "E" indica adição, ou seja, indica acréscimo de ideias.
Poderia ser substituída, desde que feitas algumas adaptações necessárias, por estas conjunções: "nem", "mas também", por exemplo.
LINK:https://brainly.com.br/tarefa/20622712
BONS ESTUDOS!