01) Qual foi a duração da participação do Brasil NA Segunda Guerra Mundial?
02) Por que o Brasil entrou na segunda Guerra Mundial?
Justifique a sua resposta: 03) Quais foram os interesses de Getúlio Vargas na participação do Brasil nessa guerra?
04) Quais foram os interesses do presidente dos EUA, Frank Delano Roosevelt na entrada do Brasil na segunda guerra mundial?
05) Em resumo, qual foi o acordo firmado entre O Brasil e EUA na segunda guerra mundial?
06) faça a cronologia da participação brasileira na segunda guerra mundial.
07) O que foi a FEB? Que objetivos tinha? Como atuaou nessa guerra?
08) O que foi FAB? Que objetivo tinha? Como atuou nessa guerra?
09) Como estava dividido o contingente do exercito brasileiro?
10) Em resumo, como houve efetiva participação do Brasil na segunda guerra mundial?
11) Como houve o fim da segunda guerra mundial?
12) Cite e comente algumas curiosidades da participação do Brasil na segunda guerra mundial.
Soluções para a tarefa
1) A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial começou em 16 de setembro de 1944, durou sete meses e teve como objetivo a libertação da Itália.
2)O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição que foi rompida no ano seguinte.
3)Essas ações da Alemanha renderam alguns acordos econômicos com o Brasil, nos quais destacou-se a troca do algodão brasileiro por produtos industriais e militares alemães. No entanto, à medida que a tensão na Europa aumentava, Getúlio Vargas mostrava-se inclinado a reforçar os laços comerciais e diplomáticos com os Estados Unidos. Além disso, a perseguição imposta por Vargas contra integralistas e nazistas no Brasil gerou um baque nas relações teuto-brasileiras.
4)Uma das estratégias utilizadas pelos Estados Unidos, nesse período, para aumentar sua influência sobre os países da América Latina foi a chamada política da boa vizinhança. Essa política, além de visar fornecer acordos econômicos para os países da América em troca de apoio, visava também incentivar o estreitamento de laços culturais dos Estados Unidos com a América Latina.
Pensando nisso, o presidente americano, Franklin Delano Roosevelt, designou Nelson Rockefeller como o responsável por promover esse estreitamento de laços culturais. Rockefeller nomeou Walt Disney para produzir filmes que reforçassem uma visão pró-Estados Unidos na América Latina. Uma dessas ações foi a criação do personagem Zé Carioca. Além disso, inúmeros artistas latino-americanos realizaram intercâmbios culturais e excursões nos Estados Unidos, como a cantora luso-brasileira Carmen Miranda
5) Os Acordos de Washington diziam respeito basicamente ao fornecimento de certas matérias-primas brasileiras à indústria norte-americana e foram assinados em Washington a 3 de março de 1942.
6)Os soldados brasileiros chegaram no dia 16 de julho de 1944 à Itália. Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.
Em setembro de 1944, os soldados brasileiros tomaram Massarosa, Camaiore e Monte Prano. No início de 1945, ajudaram a conquistar pontos estratégicos como Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. A guerra terminou em maio de 1945.
7)A Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB), foi uma força militar aeroterrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação brasileira ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases — o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente.
8)Em 1941, foi criada a Diretoria de Rotas com o objetivo de promover o desenvolvimento da infraestrutura e da segurança da navegação aérea. No entanto, ainda em seus primeiros passos - fundando escolas e aeródromos - a Força Aérea Brasileira (FAB) foi obrigada a ingressar em um teatro de operações extracontinental. Nele, a Aviação de Caça brasileira teve seu batismo de fogo – e papel fundamental no cumprimento de missões em solo italiano.
9)O contingente brasileiro estava dividido em oito unidades:
•1º Regimento de Infantaria, do Rio de Janeiro;
•6º Regimento de Infantaria, de Caçapava, São Paulo;
•11º Regimento de Infantaria, de São João Del Rei, Minas Gerais;
•Quatro grupos de artilharia;
•9º Batalhão de Engenharia, Aquidauana, Mato Grosso do Sul;
•1º esquadrão de reconhecimento;
•1º Batalhão de Saúde;
•tropas especiais e 67 enfermeiras.
10)O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
11)Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
12)
•Ao menos um brasileiro foi enviado para um campo de concentração nazista. O major-brigadeiro Othon Correia Netto teve seu caça derrubado no ataque à ponte Casarsa, na Itália, no dia 26 de março de 1945. Feito prisioneiro ficou num campo de concentração na Alemanha até 29 de abril.
•Os brasileiros chegaram a enfrentar temperaturas de 20 graus negativos nos Apeninos.
•O capitão-aviador Alberto Martins Torres é considerado o maior piloto da história da aviação brasileira. Participou de 100 missões de guerra na Itália e de 76 missões de patrulhamento da costa brasileira.
•Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos brasileiros, várias cidades italianas batizaram ruas e praças com o nome de “Brasil”. Na cidade de Pistoia, ainda se conserva o monumento aos pracinhas caídos em combate.
Espero ter ajudado!