01 - Qual era a situação do Império do Brasil, logo após a abdicação de Dom Pedro I, na fase inicial do Períodos das Regências?
02 - Sobre o período Regencial, comente as realizações das Regências Unas de : Pe. Feijó 1835/38 e Araújo Lima 1838/40.
03 - Elabore um comentário sobre os fatores que provocaram e consequências da Revolução Farroupilha 1835/45.
04 - Qual a situação da Europa, nos momentos que antecedem a 2 Revolução Industrial e as razões da crise de Superprodução?
05 - Sobre a Expansão da Atividade Industrial (2 Revolução Industrial) destaque as Justificativas para a dominação das áreas colonias e os motivos da Conferência de Berlim 1884/85.
Me Ajudem PRECISO URGENTE , POR FAVOR !!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Quando D. Pedro I abdicou do trono, o sucessor naturalmente era seu filho, Pedro de Alcântara. Todavia, o príncipe do Brasil possuía apenas cinco anos e, por lei, não poderia ser coroado imperador do Brasil até que completasse a maioridade, que só seria alcançada quando obtivesse 18 anos. Assim, a saída legal existente e que constava na Constituição de 1824 era a de fazer um período de transição em que o país seria governado por regentes. Esse período deveria ter acontecido até 1844, quando Pedro de Alcântara completaria 18 anos, mas seu fim foi antecipado para 1840 por meio de um golpe parlamentar.
2- Regência Una de Feijó: Superando a concorrência liberal, Diogo Antônio Feijó tornou-se regente com um total de 2.826 votos.Mesmo tendo alcançado a maioria dos votos, o governo de Feijó foi obrigado a resistir a diversas manifestações oposicionistas. Até mesmo os liberais moderados, aliados naturais de Feijó, acusavam o governo de tolerante e indeciso. No governo de Feijó, o dilema da representação política e da centralização de poderes abriu espaço para a deflagração de diferentes revoltas.
Regência Araújo de Lima: Após a abdicação do regente Feijó, uma nova eleição foi realizada em abril de 1838.Em um período em que as primeiras revoltas contra o governo explodiam a vitória do conservador Araújo Lima consolidou-se sem maiores problemas.a regência de Araújo Lima representou o retrocesso das conquistas liberais alcançado com a aprovação do Ato Adicional de 1834. unidos no chamado Clube da Maioridade, os representantes liberais argumentavam que a chegada de Dom Pedro II ao trono ofereceria condições para que os problemas políticos e as revoltas fossem finalmente contornados. Na medida em que os conservadores não tinham habilidade para resolver os problemas vigentes, a campanha em prol da antecipação do Segundo Reinado ganhava cada vez mais força. Em julho de 1840, não mais resistindo às pressões liberais, o governo regencial chegou ao seu fim com a coroação do jovem Dom Pedro II. Tal episódio ficou conhecido como o Golpe da Maioridade. Mesmo o golpe representando um avanço das alas liberais, o início do Segundo Reinado não configurou uma reforma estrutural das práticas políticas da época.
3-Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.
Insatisfação com a taxação sobre o gado na fronteira Brasil–Uruguai;
Insatisfação com a criação da Guarda Nacional;
Insatisfação com a negativa do governo em assumir os prejuízos causados por uma praga de carrapatos que atacou o gado na região em 1834;
Insatisfação com a centralização do governo e a falta de autonomia da província;
Circulação dos ideais federalistas e republicanos na região.
4- iniciou-se na segunda metade do século XIX, entre 1850 e 1870, e finalizou-se no fim do Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países.Sobre o que foi a Crise da superprodução, trata-se da Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão, onde no dia dia 24 de outubro de 1929 a Bolsa de Valores de Nova York entrou em colapso. A Crise da superprodução teve causa no período da Primeira Guerra Mundial, que ao encerrar-se em 1918 havia deixado os países europeus destruídos. Com isso, os Estado Unidos se beneficiaram e aumentaram de forma escalar a exportação de produtos agrícolas e bens de consumo para seus aliados na Europa, o que gerou um grande desenvolvimento econômico. Entretanto, a oferta norte-americana de produtos continuou aumentando sem se adequar ao fato de que o países europeus começaram a se reconstruir, diminuindo as necessidades de importação. Isso gerou a Crise de 1929, também conhecida como a Crise de superprodução, que só foi combatida com o New Deal, programa de recuperação econômica que durou de 1934 a 1937.