01. Qual a causa da Guerra Guaranítica? 02. Qual o principal objetivo dos jesuítas com os índios nas Missões? 03. A pecuária iniciou no Rio Grande do Sul em 1634, nas reduções jesuítas. Que animais foram introduzidos pelos jesuítas aqui? 04. O Tratado de Madri trouxe mais benefícios para os portugueses ou espanhóis? Por quê? 05. Você já ouviu falar em Sepé Tiaraju? Faça uma pequena pesquisa na internet e responda: a) Quem era ele? b) Qual o seu papel na Guerra Guaranítica? c) Por que ele se tornou um nome destacado na História do RS? Obs.: Anote os sites que você pesquisou para responder a questão 5 do responda.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando os portugueses foram tomar posse do local, em 1754, houve conflito militar entre esses e os índios, que não aceitaram deixar suas terras. Teve início então a Guerra Guaranítica.
Tropas espanholas também entraram na batalha, ao lado dos portugueses, e combateram os indígenas na tentativa de expulsá-los das terras, fazendo assim cumprir o Tratado de Madri.
2) Para transmitir os ensinamentos religiosos aos indígenas, os jesuítas aprendiam a língua nativa (principalmente o tupi) para poderem se comunicar melhor. Eles também traduziram, para o tupi, músicas, livros religiosos, passagens bíblicas e até a missa.
3)Então, na primeira metade do século XVIII a pecuária bovina se estende para o sul do país onde encontra imensas pastagens naturais e se torna a principal atividade econômica da região por muito tempo.
4)Numa Europa ainda sob forte influência da Igreja Católica, um movimento chamado Reforma passou a combater essa influência. A Igreja reagiu com a Contra-Reforma, promoveu mudanças, criou novas congregações religiosas. Entre elas, a Companhia de Jesus.
5a)
b) nome que se dá aos violentos conflitos que envolvem os índios guaranis e as tropas espanholas e luso-brasileiras no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri,
c)