01. Por que não se pode dizer que a cultura afro-brasileira não é homogênea?
02. Qual lei exige que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio tenham em seus currículos
o ensino da história e cultura afro-brasileira? Marque a alternativa correta:
a) Lei 11.947 de 2009.
b) Lei 1.006 de 1938.
c) Lei 10.639 de 2003.
d) Lei 10.406 de 2002.
03. Você concorda que a música e dança são elementos importantes da cultura brasileira e afro-
brasileira? Justifique sua resposta.
04. Quais materiais utilizados para fazer os tambores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Por causa da mistura de raças que existe no Brasil
Explicação:
Resposta:
01- Porque a origem distinta dos africanos trazidos ao Brasil forçou-os a apropriações e adaptações para que suas práticas e representações culturais sobrevivessem. Assim, é comum encontrarmos a herança cultural africana representada em novas práticas culturais, deixando de ser homogênea e se tornando assim, uma cultura heterogênea.
02- c) Lei 10.639 de 2003.
03- Sim. A música e a dança sempre foram a maior ponte entre a cultura brasileira e a cultura africana, sempre influenciando uma a outra, como por exemplo, a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais, formando assim, a maravilhosa cultura afro-brasileira.
04- Estes instrumentos podem ser feitos de forma artesanal, com materiais naturais como madeira e pele de animais, mas também podem ser feitos de fabricação industrial e constituídos em geral de metal e plástico.
Explicação: Todas as resposta foram retiradas do texto de apoio (texto base), então, provavelmente as respostas estarão corretas.
Espero ter ajudado. Abraços virtuais!