História, perguntado por kamillyc430, 7 meses atrás

01 – Nos primeiros anos de mineração, ocorreram vários conflitos na região das minas. O maior deles teve origem na disputa pelo ouro entre os bandeirantes paulistas, que o descobriram, e os forasteiros (portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil), que queriam explorá-lo. Os portugueses foram apelidados, pelos bandeirantes paulistas, de emboabas. Aponte um dos conflitos decisivos gerados na Guerra dos Emboabas. *

1 ponto

a) Em 1684 ocorreu a chamada Revolta de Beckman, onde colonos revoltosos exigiam uma maior liberdade comercial por parte da colônia portuguesa, bem como escravizados africanos e gêneros alimentícios.

b)Houve a invasão dos bandeirantes às Missões Jesuíticas, onde foram capturados, para serem escravizados, centenas de indígenas.

c) Em 1709, ocorreu o episódio chamado de Capão da Traição, onde os emboabas prenderam um grupo de bandeirantes e prometeram dar liberdade a esses bandeirantes. Esses foram rendidos, e traídos foram massacrados.

d)Ocorre o episódio chamado Capão da Destruição, onde bandeirantes e emboabas uniram-se para destruir a possessão de minas, tomadas pela coroa portuguesa.

02 – Existiam muitas tensões entre os habitantes de Olinda e Recife. Os senhores de engenho de Olinda (PE), durante o século XVII ficaram endividados com o baixo preço do açúcar brasileiro. Esses senhores de engenho emprestavam dinheiro, dos comerciantes de Recife, chamados pejorativamente de mascates (vendedores ambulantes). Os comerciantes de Recife, mesmo enriquecidos, não possuíam poder político, pois somente Olinda era uma vila, e tinha uma Câmara Municipal (poder político autorizado). Indique qual o motivo que vai gerar a Guerra dos Mascates. *

1 ponto

a)Em 1710 a coroa portuguesa decidiu instalar em Olinda uma Missão Jesuítica, essa missão estabeleceria o trabalho escravo indígena como crime na região. Bem como regularia a escravidão africana igualmente.

b) Em 1710 a Coroa portuguesa elevou o povoado de Recife a vila, podendo desse modo os recifenses estabelecer sua própria Câmara Municipal. Os senhores de engenho de Olinda não aceitaram e armados atacaram Recife.

c)A Coroa portuguesa retira o título de vila de Olinda, bem como todos sua participação na política local. Os senhores de Engenho olindenses vão culpar os mascates por esse fato.

d)Os comerciantes de Recife passam a receber taxações mais baixas nos seus produtos comercializados, claramente existia um afrouxamento das regras colônias com esses, os senhores de engenho de Olinda revoltaram-se​

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
6

1) O Capão da Traição foi um episódio ocorrido na Guerra dos Emboabas, onde cerca de 300 paulistas foram mortos após se renderem e entregar suas armas com a promessa de que seriam libertados (alternativa c).  

Este episódio ocorreu durante a Guerra dos Emboabas (1707-1709) em que os paulistas reivindicavam a exclusividade na extração do ouro já que eles foram os responsáveis pela descoberta na região.  

Com a descoberta do ouro, várias pessoas de outras partes da colônia e de  outros países foram atraídas para a região aurífera dando origem ao conflito.  

A Coroa manteve a estrutura administrativa  na região e os paulistas retiram-se, e partiram em direção oeste da colônia, onde tempos mais tarde descobririam novas jazidas. E por fim, Minas Gerais tornou-se um estado independente de São Paulo e Rio de Janeiro.  

2) A Guerra dos Mascates (1710-1711), ocorreu quando Recife foi elevada pela Coroa à categoria de vila (alternativa b).  

Esta guerra envolveu dois grupos que moravam em regiões distintas: os comerciantes de Recife e fazendeiros de Olinda. A região passava por uma crise econômica em virtude da expulsão holandesa da região, onde o açúcar, um produto muito caro e apreciado,  era produzido.

Os fazendeiros de Olinda, tomavam as decisões políticas na Câmara Municipal e Recife estava subordinada a elas. Recife era um local com um intenso comércio que era controlado por comerciantes portugueses (mascates).

A insatisfação política de Recife, faz com que os comerciantes conseguissem elevar à cidade à categoria de vila causando revolta nos fazendeiros de Olinda que dão início ao conflito.

A Coroa portuguesa apoia os comerciantes de Recife que consegue manter a sua categoria de vila e se separa definitivamente de Olinda. A maioria dos fazendeiros revoltosos foram presos, após o confronto.  

 

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/2174025

Anexos:
Respondido por tagliettimariana
0

 1 - Guerra dos Emboadas e suas consequências.

Um dos conflitos gerados na Guerra dos Emboabas foi o Capão da Traição, onde diversos paulistas foram massacrados e mortos depois de se renderem em troca de liberdade, assim, a alternativa correta é letra C.

 Se chama Capão de Traição pelo fato dos bandeirantes pedirem liberdade ao serem rendidos e os emboabas prometeram e depois descumpriram o combinado, assim, matando mais de 300 paulistas.

 Esse conflito aconteceu durante a Guerra dos Emboadas entre 1707 até 1709, onde os bandeirantes reivindicavam seus direitos sobre o ouro.

 Leia mais sobre o Capão da Traição em: https://brainly.com.br/tarefa/3369958

 2 - A guerra dos mascates e suas motivações.

A guerra dos Mascates foi um conflito que aconteceu em 1710 a 1711, quando Recife foi elevada a categoria de Vila, isso trouxe muita revolta dos senhores de engenho de Olinda, assim, a alternativa correta é B.

 Desse modo, essa guerra envolveu as pessoas que moravam em Recife que eram os comerciantes e as pessoas que moravam em Olinda, que eram os fazendeiros.

 Pelo fato de haver uma grande crise econômica naquela região, os moradores de Olinda não aceitaram o fato de Recife ascender e eles não, assim, começaram a revolta.

 Porém, a coroa portuguesa apoiava Recife e seus comerciantes, assim, Olinda e Recife são separadas definitivamente e muitos revoltosos foram presos em Olinda após o confronto.

 Leia mais sobre a Guerra dos Mascates: https://brainly.com.br/tarefa/47560439  

Anexos:
Perguntas interessantes