01- Muitas vezes acreditamos que nossa memória é falha, que nos deixa "na mão" quando mais precisamos dela e que, com o passar dos anos, ela já não é mais a mesma. O que acontece, na verdade, é que existem vários tipos de memória distribuídos em diferentes áreas de nosso cérebro. Dentre as memórias mais voltadas à aprendizagem encontramos a memória de trabalho e a memória semântica. Descreva essas memórias, citando exemplos de aplicação para cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Memória de curto prazo :
Este tipo de memória é a que retém a informação por menos tempo, até que ela seja esquecida ou guardada. Pode ser categorizada em:
Memória imediata :
Retém a informação logo que é recebida. Um exemplo é quando somos apresentados ao nome de uma pessoa que acabamos de conhecer.
Memória de trabalho :
Embora muitos pesquisadores a identifiquem como sinônimo de “memória de curta duração”, este conceito é muito simplista. A memória de trabalho é um sistema de multicomponentes, com capacidade limitada, relacionada à manutenção temporária e processamento da informação durante a realização de tarefas diversas.
Quer um exemplo prático de memória de trabalho? Nós a utilizamos em cálculos mentais, por exemplo, quando executemos um conjunto de operações mentais simultaneamente. Ao fazer a multiplicação 73×73, para que possamos chegar ao resultado correto, devemos realizar várias manipulações com os números em ordem e ao mesmo tempo armazenar resultados parciais.
Memória de longo prazo:
A memória de longo prazo é a que retêm recordações de episódios e fatos da nossa vida. São elas:
Declarativa :
São as lembranças que fazem parte dos fatos que você consegue contar. As perdas de memórias declarativas são comuns durante o envelhecimento e podem estar relacionadas ao fato de dar menos atenção aos fatos corriqueiros. Ao mesmo tempo, podem estar associadas a doenças como estresse crônico, depressão ou mesmo as temidas demências, como o Mal de Alzheimer.
Não-declarativas :
São memórias que não podem ser contadas ou ensinadas oralmente. Um bom exemplo disso é aprender a dirigir. Apesar da teoria, você só vai aprender se experimentar até que consiga realizar a atividade.
Semântica:
Envolve os conhecimentos organizadores do mundo, por exemplo, lembramo-nos do dia que o Brasil foi descoberto e quem o descobriu.
Episódica:
É a memória autobiográfica e envolve os acontecimentos da vida de uma pessoa, por exemplo, lembrar da sua formatura, do dia do casamento, da entrevista de emprego.