Sociologia, perguntado por paulo14541, 8 meses atrás

01 - Leia os textos a seguir e responda. Texto I Fonte: . Acesso em: 6 nov. 2020. Texto II Um relatório da Anistia Internacional, apontou, em 2015, que as forças policiais brasileiras são as que mais matam no mundo [e são também as que mais morrem. Infelizmente, as polícias e a sociedade espelham a violência uma da outra.] De maneira geral, são homicídios de pessoas já rendidas e alvejadas sem qualquer aviso prévio. Em 2014, 15,6% dos homicídios registrados no Brasil tinham como autor um policial no País. A maioria das pessoas mortas por policiais são jovens e negros, no Rio de Janeiro, 99,5% das pessoas assassinadas por policiais entre 2010 e 2013 eram homens, 80% negros e 75% tinham idades entre 15 e 29 anos e grande parte dos autores dos disparos não foram punidos. BREU, Pedro Vitor Serodio de. Violência policial contra negros no contexto histórico do continente americano. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6191, 13 jun. 2020. Disponível em: . Acesso em: 6 nov. 2020. (Adaptado) 52 Ao relacionar os textos I e II é possível afirmar que a violência policial a) é generalizada e atinge pessoas de todas as raças, classes sociais e idades da mesma forma na sociedade brasileira, realidade conhecida inclusive internacionalmente. b) contra a juventude negra, expressa nas estatísticas, é uma das muitas faces do racismo estrutural e influencia o comportamento dessa população em público. c) tem como origem principal a atitude individual e isolada de policiais racistas, uma vez que o racismo é um fenômeno individual e independe da cultura e da história. d) no Rio de Janeiro, está relacionada com o perfil majoritariamente negro e periférico da população carioca, o que justifica políticas de segurança pública mais rigorosas. e) é mais intensa sobre adolescentes e jovens em geral, pois este é um momento conturbado da vida em que eles tendem a contrariar tudo relativo à lei e à ordem.

Soluções para a tarefa

Respondido por rbtjnn
294

Resposta:

b) contra a juventude negra, expressa nas estatísticas, é uma das muitas faces do racismo estrutural e influencia o comportamento dessa população em público.

Respondido por henriquec1001
106

Ao relacionar os textos I e II é possível afirmar que a violência policial contra a juventude negra, expressa nas estatísticas, é uma das muitas faces do racismo estrutural e influencia o comportamento dessa população em público. (Alternativa B)

O que fica evidente em: "A maioria das pessoas mortas por policiais são jovens e negros, no Rio de Janeiro, 99,5% das pessoas assassinadas por policiais entre 2010 e 2013 eram homens, 80% negros e 75% tinham idades entre 15 e 29 anos e grande parte dos autores dos disparos não foram punidos".

Fato esse que é reforçado constantemente na mídia brasileira, onde infelizmente o racismo ainda é uma realidade em nossa sociedade, o que gera esse triste número mostrado na reportagem.

Bons estudos!

Perguntas interessantes