01. Leia o texto: Os africanos foram trazidos do chamado “continente negro” para o Brasil, em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravizados variam muito. Estima-se que entre 1550 e 1855 entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravizados, na sua grande maioria jovens do sexo masculino. A região de proveniência dependeu da organização do tráfico, das condições locais na África e, em menor grau, das preferências dos senhores brasileiros. (Boris Fausto, História do Brasil, p. 51)**Escreva e explique de modo completo as características mais marcantes do trabalho e as punições dos escravizados no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
os escravos trabalhavam na agricultura. depois veio uma lei que eu esqueci o nome que libertou todos eles mas trouxe alguns prejuízos
Resposta:
Trabalho:
Características:
1-O escravizado trabalhava entre 15 e 18 horas por dia
2-Se as atividades fossem próximas à sede da fazenda, iam a pé; se mais distantes, um carro de boi os transportava.
3-Só lá pelas nove ou dez horas da noite é que o escravo podia se recolher.
Punições:
Características:
1-"Os escravizados considerados propensos à embriaguez eram obrigados a portar máscaras de flandres. Tal castigo era também comum nas regiões mineradoras onde os negros ingeriam pedras preciosas para depois recuperá-las e vendê-las (Máscara de flandres, Arago)."
2-"O castigo mais frequente era o de açoites. De tão comum, sua aplicação pelo feitor tornou-se frequentemente a representação deste empunhando um chicote"
3-" Na verdade, havia senhores que não queriam sujar suas mãos nem sequer assistir a torturas executadas. Para esses casos – e para alguns outros – havia cidades que tinham a instituição do calabouço, para onde o escravizado era levado e, por determinação de seu dono, recebia castigos."
Explicação: é NOIS fica com Deus!